sexta-feira, 16 de junho de 2006

Capão do Leão em 1910 - Parte I

Trecho transcrito de A Opinião Pública, de 02 de fevereiro de 1910, página 1:


O Municipio de Pelotas
Sua prosperidade e sua riqueza
Capítulo VII
Na zona occupada pelas campinas acham-se situados os dois mais importantes povoados, que, além, da cidade, conta o municipio: o do Areal e o do Capão do Leão. E o Areal, sede do 2. distrito, estende-se ao longo da estrada Domingos de Almeida, e a pequena distancia damargem esquerda do Arroio Pelotas, que por occasião das grandes enchentes, abandonando o leito, costuma alagar o povoado.
(...)
O Capão do Leão desenvolve-se entre os serros do Padre Doutor e das Pedreiras, até a estrada da Palma, e prolonga-se entre as divisas dos campos de José Maria da Cunha e Luiz Nunes Baptista e o arroio São Thomé, até á ponte da Estrada de Ferro sobre esse arroio, próximo á estação Theodósio.
Na vasta área de que se apoderou pullulam as vivendas de recreio dos moradores da cidade.
Para a sua prosperidade, sempre crescente, muito contribùe a facilidade de transportes offerecida pela Estrada de Ferro com duas estações, que servem ao movimento no verão já avultado, de veranistas, e ao commercio de importação de generos de consumo e de materiaes, que o logar não produz, e á expedição de pedra para calçamento de ruas e obras de edificação das cidades de Pelotas e Rio Grande e remessa de lenha, aves, fructas e productos da lavoura para a cidade do Rio Grande.
Segundo dados colligidos pelo capitão Guilherme Bormann, são pela estação do Capão do Leão mensalmente expadidos para as duas cidades, de que ella é fornecedora, pouco mais ou menos... 800.000 kilos de pedra partida e de cantaria, 60.000 de tijolos, 200.000 de lenha, 10.000 de carvão e 5.000 telhas de barro.
Pela mesma estação o commercio local expede para o Rio Grande em média mensal 450.000 Kilos de milho, feijão, batatas, alfafa, fumo, ovos, aves, manteiga, carne de porco, cevada, farinha de milho e outros productos da colonia de Santo Amaro, que para aquella localidade se dirigem.
Com o movimento medio de 1.525.000 kilos por mez occupa aquella estação na linha do Rio Grande a Bagé o 4. logar.
Duranta a safra avalia-se em 820.000 kilos o peso de laranjas expedidas para o Rio Grande, sendo 440.000 kilos de laranja commum e 380.000 kilos da de umbigo.
Extensa facha de magro campo, em que se alimentava outr'ora escassa população bovina, cobre-se hoje de numerosas chacaras, em que o trabalho do homem, fecundando a terra, obtém recursos á subsistência de numerosas famílias. A pomicultura ahi elegeu campo de acção feliz. Chacaras cuidadas e productivas promettem recompensar o suor nellas derramado, apesar de ser neste clima difficil manter a escala productiva do solo, sem recompensal-o com os beneficios da irrigação, que é o fertilizador por excellencia em regiões que possúem com a nossa estação secca implacavel.
A irrigação creou nos areiaes da Africa Septentrional oasis fecundos, fez de toda a Lombardia uma como que proverbial cornucopia de abundancia.
Com irrigação e adubos não ha terra esteril; nenhuma se mostra ingrata aos cuidados de que é objecto.
A cultura dos campos, em feliz inicio com a cultura do arroz, como uma necessidade da nossa evolução economica, impõe-se, e ha de estender-se, quando dispúzer de irrigação e adubos. Mesmo á mercê do céo, que na estação calmosa nega por vezes os beneficios da chuva á terra que, se fende, essa área, sujeita hoje á exploração diversa de sua applicacção passada, deixa aos seus actuaes possuidores mais beneficios do que ao antigo proprietário unico produzia, quando entregue á simples criação, e são innumeraveis as vantagens decorrentes desse facto para o Estado, o Municipio e o commercio, que tambem vieram aproveitar da criação de um novo centro de consumo e trabalho intenso.
A produção de morangos que sóbra da procura para o consummo immediato alimenta remunerador commercio com fabricas do Rio Grande, que os expedem para o Norte, sob a forma de geléas e compotas apreciadas e com procura.
Alguns moradores do logar, mesmo em pequena escala, ensaiam o preparo dessas e de outras fructas que abundam, e que, seccas em estufas ou ao sol, ou postas em calda, vão abrindo mercado e se impondo ao consumo nacional.
O pecego, a pêra, o marmello, a maçã, o figo, a ameixa, o kaki e até a cereja de acclimatação recente, que têm annos de abundancia extrema, em vez de ficar perdido o excesso, começa a ter escouradouro util, com applicaões variadas.
Se a pomicultura está destinada a desenvolver no Estado commercio de alguma monta, já está se constituindo no Capão do Leão um centro de produção abundante e esmerada [grifo meu], que só do sucesso espera mais alta animação para mais aperfeiçoar o cultivo e tornar-se sufficiente a todas as exigencias do consumo, pondo o limite da capacidade productiva ao nivel das necessidades da procura.
Com regular sahida de seus productos, existem duas fabricas de vinho, compotas e frutas seccas, tendo uma dellas concorrido já a diversas exposições, em que conquistou premios honrosos e animadores. O maior desenvolvimento dessas industrias, a cujo abastecimento procuram fornecer materia prima cada vez mais aperfeiçoada, depende da remoção de embaraços que a difficultam e oneram nas suas dependencias auxiliares, que as vêm tornar menos remuneradoras ao productor.
As videiras, que são ainda em geral da variedade Izabella, a que se vão juntando nos vinhedos outras americanas, como Cunningham, Herbemont Concorel, Jacques, Othelo, Goethe, emquanto ensaiam a cultura de variedades européas recommendaveis, são cultivadas em larga escala e crescente escala, convenientemente adubadas e tratadas com preceito.
Viticultores estudiosos e já experimentados, dotados de criterio e observação, animados tambem de espirito progressista, procuram com empenho melhorar cada vez mais o cultivo, aperfeiçoar a producção, experimentando novas castas, não esquecendo, como tratamento preventivo das molestias cryptogamicas, fazerem applicação nas épocas determinadas de pulverisações de sulfato de cobre, sempre uteis no nosso clima de primavera inconstante, em que as chuvas demoradas succedem sempre os ventos proprios da estação, que pejam a atmosphera de humidade prejudicial á brotação sadia e á florescencia fecunda da videira, que prefere um ar secco, batido de sol, tepido, reconfortante.
De Washington a vinha Izabella, encontrada na Carolina do Sul, é introduzida em Brooklin por Izabella Gibbs, tendo adquirido logo muito voga em New York, com aperfeiçoamento que era em relação a outras conhecidas então, e foi introduzida antes de 1870 na Ilha dos Marinheiros, onde propagou se e constitui centro de irradiação para todo o Brazil Meridional. Ella constitúe hoje a base da vinicultura rio-grandense: quasi que exclusivamente della é o vinho que se fabrica.
No Capão do Leão, além do obtido para consumo privado, por ser produzido em escala diminuta, provindo de pequenos vinhedos, duas plantações maiores se entregam á exploração industrial e conseguiram na ultima safra produzir trinta pipas.
A cultura da videira, apezar de só poder ali dispôr de terrenos de muito limitada área e de fertilidade escassa, com o recurso de correctivos e adubos, tende a se estender, avançando para as terras que vão sendo arroteadas e postas aos poucos em utilisação horticola, como as diminutas dimensões dos lotes o permittem, e por isso dados a cultura intensiva que procura tirar pela força do trabalho methodico e intelligente, de restricto espaço a maior somma de productos possivel.
O fato curioso deste trecho que encontrei é o fato de, comprovando que Capão do Leão era um importante centro da fruticultura na zona sul, entre as várias culturas agrícolas aqui cultivadas, não encontrar-se a fruta que é considerada símbolo do município: a melancia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...