sexta-feira, 8 de abril de 2022

Uma máfia brasileira no século XIX

 



SOCIEDADE DE LADRÕES

Ao Correio de Campinas communicam a seguinte importante noticia:

"Sabemos aqui, por pessoa fidedigna, que o cidadão Antonio Ildefonso dos Santos, subdelegado de policia de Monte Sião (Minas) acaba de descobrir alli uma importante sociedade de amigos do alheio.

É o caso:

Tendo um dos socios se desgostado com a commandita, talvez por não haver muita lealdade na partilha dos lucros, dirigiu-se áquella auctoridade e descobrio tim tim por tim tim a organização da mesma sociedade, seus fins e as suas ramificações.

Immediatamente o subdelegado deu as providencias que a novidade da 'descoberta' requeria e abriu a devassa, inquerindo dezoito testemunhas, de cujo inquerito já ficou provado:

Que com effeito existe a tal sociedade de ladrões;

Que seus membros prestam juramento de 'fidelidade' á mesma, e isto com um revólver ao ouvido;

Que a sociedade tem succursaes em Campinas, Mogy-mirim, Casa Branca, Antas, Ouro Fino e outros logares, com os quaes tem correspondencia;

Que os membros d'ella em Monte Sião são pessoas de dentro da praça e algumas que não se suppunha que fossem capazes de se unirem a uma tal sociedade;

Que de seis em seis mezes reunem-se os chefes em uma localidade designada, dão balanço nas ladroeiras feitas, e fazem o rateio do que toca a cada succursal.

De certo tempo a esta parte deram-se alli muitos roubos, em dinheiro, animaes e outros objectos, e estes factos continuos traziam aquella florescente povoação em sobresalto.

A auctoridade alli lucta com grandes difficuldades para terminar esta importante dilligencia, pois tem recebido cartas anonymas ameaçando-o com a morte, no caso de proseguir, e outras dizendo que a sua morte é certa.

Não tem força, e até chegar esta de Ouro Preto, de onde requisitou, aquella auctoridade ver-se-hia em serios apuros, se não fosse a boa vontade da população, que a tem rodeado de todo o prestigio e segurança.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 29 de Outubro de 1885, pág. 02, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...