terça-feira, 14 de julho de 2020

Sobrenome Piá


"PIÁ - Sobrenome brasileiro, de origem tupi. Pode ser traduzido como 'meu filho' ou 'filho'. Tratamento que a mãe dava às suas crianças. Genericamente: pessoa jovem."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lodeiro


"LODEIRO - Sobrenome português toponímico, que significa 'lugar onde há muito lodo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Berquó


"BERQUÓ - Sobrenome de origem francesa, porém com ramal portuguesa distinta e estabelecida historicamente. É comum também a grafia BERCÓ. Diogo Berquó estabeleceu-se no Faial, uma das ilhas dos Açores, no século XVI."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Agosto de 1990, pág. 03

Comemoração do centenário da Revolução Francesa em Porto Alegre


"O 14 de julho em Porto Alegre

Ao alvorecer, salvas de dynamite partiram de todos os districtos da capital, saudando a aurora do centenario da queda da Bastilha.

✤✤✤✤✤

Ao meio-dia o theatro das Variedades estava litteralmente cheio de cidadãos que se associavam á festa commemorativa promovida pela União Republicana.

Tres bandas de musica executaram a Marselheza, que foi ouvida respeitosamente e saudada com enthusiasmo pelos milhares de pessoas que compunham a assembléa.

Assomou á tribuna o dr. Ernesto Alves, orador designado para fazer a conferencia.

(...)

Palmas, acclamações, a Marselheza, succederam as ultimas palavras do orador.

Em seguida foram succesivamente chamados á tribuna os drs. Domingos dos Santos e Silva Tavares.

Justificou a sua adhesão á republica, historiou a crise do gabinete 10 de março, a solução que ella teve, a influencia da princeza Isabel na organisação ministerial, alludiu ao facto de haver o visconde de Ouro Preto subido a Petropolis com uma lista de ministros e descido com outra em que eram incluídos os ministros do paço, referiu-se á visita que os actuaes ministros da guerra e da marinha fizeram aos clubs militar e naval, reunidos, e o que ahi se deu, facto que já relatámos. 

Perorando, rendeu homenagem á revolução cujo centenario se celebrava, e disse que mais memoravel do que o 14 de julho era o 4 de agosto, em que foram proclamados os direitos do homem.

Concluiu, erguendo saudações á republica, por entre os applausos da massa popular.

Por ultimo vêm á tribuna o cidadão Souza Moura, para convidar o povo a tomar parte no passeio civico que a Unido ia realisar.

✤✤✤✤✤

O passeio civico teve um esplendro indescriptivel.

Uma molle enorme de povo desfilou pela rua Voluntarios da Patria.

De espaço a espaço fluctuavam bandeiras, entre as quaes notamos a da Republica Franceza, que era esplendida, a da republica dos Estados-Unidos, a projectada em S. Paulo para a Republica Brazileira, e a da União Republicana.

As bandas de musica executavam a Marselheza, a multidão acclamava a republica e os seus batalhadores, a França, o 89, salvas de dynamite juntavam-se ao alegre ruido da marcha.

O immenso prestito percorreu as ruas Voluntarios da Patria, Dr. Flores, Duque de Caxias, General Portinho, Andradas, praça da Alfandega, rua 7 de Setembro, praça Pedro II, ruas General Silva Tavares, Riachuelo, General Camara e Andradas.

Numerosos grupos de pessoas aguardavam, em vários pontos da cidade, a passagem do prestito, e em frente ao edificio em que funcciona a União Republicana aguardava-o uma multidão.

Ahi appareceu na saccada do mesmo edificio, a chamado do povo, o dr. Demetrio Ribeiro, e disso que a data que hoje se commemora não pertence só á França - pertence á sociedade.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Julho de 1889, pág. 01, col. 03-04


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...