quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Sobrenome Silvado


"SILVADO - Sobrenome português. Deriva de Silva. Segundo Moraes: 'lugar povoado de silvas espessas'."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  04 de Março 1994, pág. 12

Cristino Ramos


"PROF. CRISTINO RAMOS

Após longa e pertináz enfermidade faleceu, ha alguns dias, nésta cidade, o Prof. Cristino Ramos, de conhecida e conceituada familia Caxiense e que por largos anos exerceu o magistério Estadoal, do qual se achava aposentado.

O prof. Cristino, que desaparece com a avançada idade de 73 anos, deixou viuva a exma. snra. d. Zulmira Ramos, além dos seguintes filhos: Raul, Mario Genes e as snhas. Nair e Nilda Ramos.

Deixou o extinto, ainda, os seguintes irmãos: Snrs. Virgilio Ramos, notário, Jardelino e João Ramos, farmaceuticos, Henrique Ramos, farmaceutico, José Ramos, Vva. Angelica Ramos Pacheco e D. Felicidade Ramos de Castilhos.

O Prof. Cristino Ramos exerceu ainda o jornalismo, tendo-o feito nos seguintes hebdomadarios: 'O Jornal' e 'Caxias-Jornal', já desaparecidos, colaborando, ainda, para o 'O Momento'.

Á familia enlutada, nóssas condolencias."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 08 de Dezembro de 1940, pág. 04

Baronesa de São Borja


"Baroneza de S. Borja

Ás 4 horas da tarde de hontem exhalou o derradeiro alento de vida a exma. sra. baroneza de S. Borja.

Residente ha longo tempo n'esta cidade, onde deixa para perpetuar a sua memoria os factos mais grandiosos, eloquentes demonstrações de um espirito eminentemente philantropico e de um coração educado nas praticas das mais sãs virtudes, a veneravel matrona baixa ao tumulo por entre o murmurar das preces entoadas por aquelles a quem ella beneficiou e cercada pelo respeito e admiração que lhe tributa a população porto-alegrense.

E nessa manifestação, sincera, como sinceros são os sentimentos que a ditam, vai a consagração de toda uma sociedade á memoria d'aquella que em vida, pelos largos e luminosos traços deixados em seu trajecto pelo mundo, fez-se credora de toda a respeitabilidade e de toda a estima.

Quem tanto fez pelos outros, bem merece, que tudo se lhe faça quando, paralysadas todas as pulsações da vida, vai seu cadaver baixar ao derradeiro abrigo terreno.

Á illustre familia da finada, especialmente a seus filhos, os nossos dignos e respeitaveis co-religionarios drs. Victorino e Bento Ribeiro Carneiro Monteiro, endereçamos n'estas linhas os protestos de nosso profundo pezar."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 03 de Fevereiro de 1890, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...