segunda-feira, 2 de março de 2020

Sobrenome Faria


"FARIA ou FARIAS - Sobrenome português, de origem toponímica, isto é, de lugar. Os Faria acham-se nos princípios do Reino de Portugal. Tem seu solar no Julgado da Faria, termo de Barcelos de onde lhe derivou o apelido, e aí, no Monte Franqueiro se vem ainda as ruínas do Castelo, que defendeu Gonçalo Nunes de Faria, no tempo do rei Dom Fernando contra Pedro Rodrigues Sarmiento, adiantado (adelantado) da Galícia, que o tinha sitiado, vendo matar seu pai Nuno Gonçalves de Faria, que estava prisioneiros dos castelhanos, por não querer persuadi-lo a que entregasse. 

Nuno Gonçalves foi o progenitor desta família, alcaide do Castelo de Faria.

(...)"

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 02 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Carreiro


"CARREIRO - Toponímico. Aquele que lida com carros. Porta principal pela entram os carros. Guia de carro, condutor de carro de boi. Também: atalho, vereda. Lugar de passagem habitual da caça.

Personalidade: Carlos da Costa Ferreira Porto Carreiro, advogado, professor e escritor brasileiro (1865-1930)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Abril de 1991, pág. 03

Bernardina Pinto


"Registro mortuario

Em Pelotas falleceu d. Bernardina Pinto, de 40 annos de idade, cunhada do cidadão José Pereira de Souza Pinto, um dos proprietarios da Livraria Americana, d'aquella cidade.

- Na mesma localidade deixou tambem de existir o cidadão João Crescencio de Barros, ex-commandante da policia particular do Areal."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Março de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...