domingo, 2 de setembro de 2018

O caso do Padre-Onça


"EPISODIO BURLESCO

Da cidade de Piauhy, em Minas, chega a noticia tardia de um episodio burlesco alli havido por occasião da eleição para presidente do Estado.

O vigario daquella cidade, que trabalhava pelo candidato recommendado pelo bispo, depois de fazer um longo sermão sobre a impiedade do seculo e o dever de todos os catholicos de amparar e defender a igreja, elegendo para os cargos publicos sectarios do catholicismo, aconselhou os parochianos que votassem no candidato catholico, e tomando no pulpito uma attitude ameaçadora e tragica, declarou excommungados todos aquelles que votassem no sr. Wencesláo Braz.

O sermão do vigario provocou os mais alegres commentarios, pela ameaça ridicula de excommunhão aos que não votassem no candidato episcopal.

Indignado por não ter produzido o effeito que esperava com o seu sermão, o vigario resolveu recorrer a meios mais convenientes e, no dia do pleito, para apavorar os eleitores soltou no largo da matriz uma pequena onça, que os populares mataram a pedradas.

Houve quem se lembrasse de fazer ao padre uma grande manifestação com latas de kerosene, o que não se deu, devido a intervenção de varias pessoas, que dissuadiram o povo desse acto.

Todavia, o original vigario não escapou á mordacidade do povo, que só o chama - Padre-Onça."

Fonte: GAZETA COLONIAL (RS), 24 de Abril de 1909, pág. 03, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...