domingo, 4 de novembro de 2018

Nossa visita à II Oktoberfest de Pelotas












Tivemos a oportunidade de visitar a segunda edição da Oktoberfest Pelotas, realizado no Centro Internacional de Cultura e Eventos, junto à rodovia BR-116. Estivemos rapidamente no evento na tarde deste sábado, 03 de Novembro. 

Muito importante a iniciativa!

Um caso de escravidão


"Escravidão de pessoas livres. - Diz o Diario de Pelotas:


<<Chegou a esta cidade, procedente de Bagé, conduzindo tres crianças para vender, Fileno Alves da Costa.

<<Estas crianças, segundo informações fidedignas que tivemos, são livres, apezar da matricula que seu intitulado senhor mostra, e de outros documentos que diz possuir, mas que não apresenta.

<<Sendo atroz o crime de reduzir pessoas livres á escravidão, denunciamos Fileno Alves da Costa como incurso nelle e pedimos ás autoridades competentes severas providencias, mesmo porque nos consta já ter Fileno vendido, como escravas, outras crianças que se acham nas mesmas condições destas a que nos referimos.

<<A mãi destas crianças é livre e reside no Arroyo Melo, Estado-Oriental, e podem attestar a verdade de nossas informações os seguintes membros da familia de Fileno, residentes em Taquarembó: Luiz dos Santos Fagundes, Flora Virginia dos Santos, Anna Alves dos Santos, Antonio Alves, Eufrasia Alves da Luz, Rita Alves, tenente-coronel Valeriano Pedro de Menezes, Annibal dos Santos, Gregorio Alissi e Marcos Moralez.

<<O delegado de policia depositou provisoriamente essas crianças em casa de Carlos Thomaz Pinto, até que Fileno prove a propriedade que tem sobre ellas; mas, não sendo isso ainda bastante, esperamos que o sr. dr. promotor publico, na qualidade de orgão da justiça publica e de curador geral dos orphãos, proseguirá na investigação da verdade, requisitando por intermedio das autoridades de Taquarembó o depoimento das testemunhas que acima apontamos, para que bem provado fique que essas crianças e seus irmãos já vendidos são livres, e que Fileno cometteu o negro e horrivel crime de reduzir pessoas livres á escravidão.>>"

Fonte: CORREIO DA BAHIA (BA), 29 de Agosto de 1878, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...