sexta-feira, 13 de março de 2020

Sobrenome Magro


"MAGRO - Sobrenome português, primitivamente alcunha. Gonçalo Viegas, bisneto de Egas Moniz, foi o primeiro a quem se deu esta alcunha, por ser muito magro."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Fidalgo


"FIDALGO - Primitiva referência a um nobre. Provém da contração da expressão 'filho de algo'. Pessoa que tem foros ou títulos de nobreza herdados de seus antepassados ou conferidos pelo rei."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Carvalho


"CARVALHO - Toponímico. É conhecido em Portugal desde o século XII. Etimologicamente, a palavra vem de uma raiz pré-romana, 'carb', que significa ramagem. É um gênero de dicotiledôneas fagáceas que compreende árvores de madeira muito dura. Em documentos antigos, aparece como CARVALIO.

Os Carvalho tem solar no antigo Morgado de Carvalho, na região de Coimbra. Portadores do sobrenome Carvalho são muitos numerosos tanto em Portugal quanto no Brasil. Destacam-se em vários ramos do saber e atividades.

Personalidades: Alexandre Manuel Albino de Carvalho, militar brasileiro (1812-1894); Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, militar português, governador do Maranhão, falecido em 1725; Antônio Joaquim de Carvalho, poeta jocoso, cabeleireiro e mestre de danças português (1737-1817); Carlos Delgado de Carvalho, professor e escritor brasileiro, nascido em 1884."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Abril de 1991, pág. 03

Comemoração no Club Italiano


"CLUB ITALIANO

Si não fôra a chuva que insistentemente caia hontem á noite, o edificio em que funcciona o Club Italiano teria sido insufficiente para conter o avultado numero de convidados para a festa commemorativa que aquella patriotica corporação promoveu, em homenagem á Constituição da Italia, no dia-anniversario da sua promulgação.

Todas as salas ficaram litteralmente cheias de familias e cidadãos membros de varias classes.

Eram dez horas quando, após a entrada do consul italiano, residente n'esta capital, barão de Acton, e do ministro russo que aqui se acha, a banda do club iniciou o concerto executando a Marcha real.

Bons trechos de operas seguiram-se, tocados e cantados por habeis professores e amadores.

Uma das partes mais applaudidas, com inteira justiça, foi a Phantasia militar de Leonard, musica de execução difficil, cheia de transições, que o habil violinista Stelza venceu magistralmente, produzindo no auditorio agradabilissima impressão.

Acompanhou-o dignamente, ao piano, o barão de Acton.

Após o concerto seguiu-se animado baile.

O distincto presidente do club tratou com toda a gentilesa os seus convidados, entre os quaes estavam os representantes d'esta folha.

Entre as intimas saudações que foram trocadas, citaremos a que dirigiu á Italia representada no seu consul um dos representantes d'esta folha, relembrando que a milhares de laboriosos filhos d'aquelle formoso paiz deve o nosso Estado boa parte do seu desenvolvimento industrial.

A esse brinde correspondeu o alludido diplomata saudando a imprensa rio-grandense representada na Federação, certo de que essa imprensa não sabe regatear os seus esforços em prol da colonia italiana, sempre que elles se tornam necessarios."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Junho de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...