domingo, 24 de maio de 2020

O combate da Quinta


"O combate da Quinta

No Rio Grande do Sul encontrámos assim descripto o importante combate da Quinta, travado entre a valorosa columna do illustre coronel Carlos Telles e a horda do ex-coronel Salgado:

'A columna commandada pelo bravo coronel Carlos Maria da Silva Telles, tendo saído de Pelotas para o Rio Grande, por ordem do commando do 6o. districto militar depois de dia e meio de viagem, encontrou á quem da estação da Quinta o inimigo ao mando do ex-coronel Salgado e em numero superior a 500 homens, que procurou impedir a marcha d'aquella columna, arrancando os trilhos da estrada de ferro e oppondo resistencia com vivo fogo de fuzilaria. O inimigo, que occupava posições vantajosas para si, tendo-se entrincheirado nos mattos, que acompanham a linha ferrea, foi descoberto pelos nossos piquetes, ás 5 horas da manhã, proximo áquella estação.

Devido ao nevoeiro, deu-se um lamentavel e tristissimo engano: - O tenente Raymundo Nunes Pereira, pertencente ao corpo de transporte, que fazia a vanguarda da columna, julgando que dirigia-se a um piquete nosso, encontrou-se com um do inimigo, recebendo n'essa occasião tres ferimentos: um de espada e dois de bala, um d'estes grave.

Logo depois, um outro facto semelhante ia acontecendo: o valente capitão José Antonio de Souza, do 5o. regimento de cavallaria, tendo recebido ordem para mandar cessar o fogo na vanguarda, teve um encontro com uma linha inimiga, que o teria matado, si n'essa occasião não lh'o observasse o capitão Avila Ortiz, que estava pouco distante.

D'aquella hora em diante, sempre avançando e restabelecendo a linha ferrea, a columna encontrou forças inimigas que occupavam excellentes posições.

Proximo ao arroio Martins, ás 9 horas da manhã, o inimigo offereceu combate á columna que avançava debaixo de tenaz fogo de fuzilaria.

A vanguarda da columna do coronel Telles, sob o commando do distincto major Bento Gonçalves da Silva, do corpo de transporte, do 21o., 34o. e 37o. corpos provisorios, do contingente do 2o. batalhão da brigada do Estado, sob o commando do bravo major Affonso Massot, da força do 12o. batalhão de infantaria sob o commando do capitão Pinto e de uma companhia do 31o. batalhão de infantaria commandada pelo capitão Corrêa, carregou sobre o inimigo, que fugiu precipitadamente e em desordem.

As cargas de lança foram dirigidas pelos bravos republicanos capitão José Antonio de Souza, do 5o. regimento de cavallaria, coronel Antonio Candido de Azambuja, commandante superior da guarda nacional de Bagé e major Bento Gonçalves da Silva, commandante do corpo de transporte.

O inimigo, que até então resistira tenazmente, fugia agora em debandada, deixando no combate uma mala de roupa, um binoculo, 15.000 cartuchos, cento e tantas armas de repetição, muitas lanças e um estandarte do 25o. batalhão de infantaria, que se acha em poder do capitão Ortiz.

Foram prisioneiros trinta e quatro homens, entre elles um alferes do 25o. de infantaria e 3 marinheiros que pertenceram ao batalhão Francos Atiradores.

Calcula-se o prejuízo do inimigo, entre mortos, feridos e prisioneiros em 200 homens.

Depois d'esse combate, que foi uma victoria alcançada sobre os criminosos que têm assassinado o povo indefeso e depredado a fazenda alheia, a columna do illustre coronel chegou a esta cidade hontem pela manhã, depois de haver reconstruido a linha muito estragada pelos maragatos do ex-coronel Salgado."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Abril de 1894, pág. 02, col. 04

Sobrenome Ochoa


"OCHOA - Sobrenome português e espanhol de origem toponímica. Tem origem no basco 'otxo', e significa 'lobo'. A terminação em 'a' é artigo definido em basco. Outra forma comum é UCHOA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Guevara


"GUEVARA - Sobrenome toponímico espanhol. Tem origem num cavaleiro francês que se estabeleceu na província de Alava, onde construiu o castelo de Altamira e o Palácio de Guevara, no século X. Seu descendente foi o Conde Dom Vela de Guevara."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 04 de Dezembro de 1992, pág. 02

Sobrenome Castelões


"CASTELÕES - Sobrenome toponímico referente à freguesia homônima no Concelho de Tondela, em Viseu, Portugal.

Personalidade: Álvaro de Castelões, engenheiro e poeta português (1859-1953)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Junho de 1991, pág. 03

Contenda entre imigrantes árabes em Pelotas


"Assassinato

Em uma das ultimas tardes, em Pelotas, travaram-se de razões dois individuos naturaes da Arabia, de nomes Antonio Jorge e Jacob Aiub, que se empregavam em vender quinquilharias e outras miudezas pelas ruas da cidade, resultando d'ahi dar o segundo um tiro de revólver no seu compatriota, matando-o instantaneamente.

Ambos moravam n'aquella quadra, em companhia de outros individuos da mesma nacionalidade.

Os companheiros, que foram tambem os unicos a presencear o crime, não sabem explicar as razões que o determinaram.

O criminoso evadiu-se.

O subdelegado de policia do segundo districto tomou conhecimento do facto.

O Diario, folha de que extrahimos esta noticia, accrescentou, no dia seguinte:

Antonio Jorge, o assassinado, tinha chégado recem de uma excursão pela campanha, onde fôra mascatear.

Encontrando-se com Jacob Aiub, na calçada do predio, onde moram 11 compatriotas seus, teve com elle uma ligeira troca de palavras, e com geral espanto Aiúb desfechou á queima-roupa um tiro sobre Antonio, matando-o instantaneamente.

O projectil atravessou o coração da victima.

Aiúb está implicado em dois crimes de morte praticados em seu paiz, e em Pelotas mesmo feriu um seu companheiro com uma facada no hombro, ha pouco tempo.

- Os compatriotas do criminoso pensam que elle tenha-se evadido em direcção ás colonias, em procura de um seu irmão, que provavelmente lhe fornecerá meios de se pôr fóra do alcance da policia.

- O assassino deixa na Arabia, sua patria, mulher e dois filhos.

Contava 28 annos de idade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...