quinta-feira, 30 de julho de 2020

A caçada ao urso em Catumbi


"Caçada de urso

Extraímos de uma folha do Rio:

'Hontem (23) pela manhã, um urso, que trabalha no circo Cosmopolita, de propriedade de Antonio Fernandes Gomes, soltou-se da corrente em que se achava, e, fugindo para a rua, investiu sobre as pessoas que encontrava, trazendo os moradores de Catumby em grande sobresalto.

O dono do animal, auxiliado por algumas pessoas, saíu em perseguição d'este, e, depois de ser mordido em uma perna e de levar tres grandes tombos, conseguiu subjugal-o, prendendo-o em seguida á corrente.

Isto feito, entendeu Gomes esbordoar o animal e, tanta pancada lhe deu, que o urso, ficando enfurecido, arrebentou novamente a corrente e fugiu, continuando em suas tropelias.

Ás 9 horas da manhã foi o dono do urso communicar o facto ao delegado da 11a. circumscripção, a cuja auctoridade pediu o necessario auxilio, afim de ser agarrado o animal, que se havia refugiado em um morro proximo.

Constando á referida auctoridade que o urso estava furioso e fazendo tropelias no morro, para lá seguiu, acompanhado de inspectores seccionaes, praças, agentes e pessoas do povo, todos armados de revólver e de espingardas, afim de o matar, no caso que não o pudessem agarrar á unha.

Sendo improficuos todos os esforços que empregaram os caçadores, resolveu a auctoridade policial requisitar do coronel commandante da brigada policial duas praças, armadas de Comblain, afim de matarem o furioso plantígrado, que, finalmente, ás 3 1/2 horas da tarde foi morto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 03 de Janeiro de 1893, pág. 01, col. 03

Sobrenome Macieira


"MACIEIRA - Sobrenome português toponímico. Planta frutífera, que produz a maçã. Etimologicamente vem do latim 'Mattiana' (mala) de 'Mattium', capital dos catos, povo germânico. Em latim se diz 'malus', 'malum', e vem do grego 'mélon' e 'málon'. Em hitita, é 'mahlan'.

MACIEL - local de muitas macieiras. Vale lembrar que existe outro sobrenome homônimo italiano que não tem relação com esta vertente."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 20 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Cernache


"CERNACHE - Toponímico. De origem duvidosa. Talvez de 'Cernasculi'; de 'cernere', que significa distinguir.

Cernache é freguesia e distrito de Coimbra.

Personalidade: Álvaro Anes Cernache, cavalheiro português que foi anadel de basteiros no reinado de Dom João I. Foi ele que na Batalha de Aljubarrota fez tremular na Ala dos Namorados."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Junho de 1991, pág. 03

José Soares Vianna


"Registro mortuario

(...)

Na cidade do Rio Grande, finou-se no dia 28, o respeitavel ancião José Soares Vianna.

Residente seguramente ahi ha meio seculo, soube cercar-se de geraes sympathias, tendo dedicado parte de seus esforços cooperando no progresso material da cidade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Outubro de 1891, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...