sexta-feira, 17 de maio de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1888


"A Esmeralda

A distincta sociedade carnavalesca Esmeralda  enceta hoje as festas do carnaval com um baile burlesco, que se deve realisar nos salões da Soirée Porto Alegrense.

Como todas as festas levadas a effeito pela Esmeralda, á de hoje não faltarão, de certo, esplendor e animação."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 03

"Carnaval

O Club Cara-Dura, que, como se sabe, é composto de um punhado de moços que têm no seu enthusiasmo e na sua expansiva alegria um thesouro inexgotavel, deita hoje uma proclamação aos povos que habitam as margens do Guahyba, convidando-os às festas carnavalescas que devem realisar-se amanhã e segunda-feira.

Na noite de amanhã, com o fim de receber o deus Momo que chegará, sae um alegre bando do palacete á rua General Camara, d'onde ha muitos dias os tribunos caras-duras dirigem a palavra aos transeuntes e aos visinhos, ao passo que um Zé-Pereira ruidoso e enthusiastico faz-se ouvir com uma constancia... digna de mais duros ouvidos.

Na segunda-feira, então, os Caras-Duras effectuarão o seu passeio de gala, apresentando muitas e espirituosas criticas.

✤✤✤✤✤

Fallemos agora da Esmeralda, da sympathica Esmeralda, que apresenta hoje um programma tão brilhante como o das festas anteriores, que nos annaes carnavalescos occupam saliente lugar.

No proximo domingo grande passeio burlesco, - a nota hilariante do Carnaval.

Na terça-feira, magnifico passeio á phantasia - a nota brilhante - que mais uma vez ha de conquistar para a Esmeralda os victores da multidão admirada. Á noite, baile nos salões da Soirée Porto-Alegrense... um baile esplendido como sempre."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 04

"Da repartição policial foi expedida a prohibição do transito de carros e outros vehiculos na parte da rua dos Andradas comprehendida entre as do General Camara e Silva Tavares, durante os dias de carnaval, 12, 13 e 14, das 4 horas da tarde ás 9 da noite."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 03

"Carnaval

Realisou-se na segunda feira o passeio do Club Cara Dura, que apresentou críticas muito felizes sobre personagens e successos politicos.

Os espirituosos Caras Duras souberam com a palavra dar a nota de cada crítica, conseguindo que o publico lhes retribuisse em applausos o que elles despenderam em boa e saudavel alegria.

Apresentaram um prestito de cerca de 15 carros, tendo á frente um grupo numeroso de amazonas... masculinos.

O carnaval de 1888 fez crescer na sympathia popular o Club Cara Dura, ao qual damos por isso os parabens.

✤✤✤✤✤

O passeio de gala da Esmeralda, hontem effectuando, foi um dos melhores que essa sociedade tem levado a effeito, não só pelo grande concurso de moças e socios phantasiados, como pela riqueza dos trajes exhibidos e boa execução de todos os carros de phantasia.

Rompia o prestito uma banda de musica a cavallo, seguindo-se-lhe a guarda de honra da rainha, composta de 20 cavalleiros.

Entre os carros de idéa fazia-se admirar aquelle em que vinha d. Alzira Sá, representando a Esmeralda, a tradiccional bohemia, assentada sobre o globo terraqueo, e em redor d'ella um grupo de lindas creanças.

Outro tão bello como este era o carro que conduzia a rainha dos esmeraldinos, que vinha de pé sobre uma alta columna em cuja base viam-se o commercio, a arte, a industria e a agricultura, representadas por quatro interessantes jovens, tendo aos pés emblemas distinctivos.

Após estes carros seguia outra guarda de honra composta de 16 cavalleiros.

Ao todo contámos vinte sete carros, n'um dos quaes vinha uma segunda banda de musica, formando tudo um prestito imponente pelo numero e pela variedade de trajes,ricos e vistosos, exhibidos pelos que tomaram parte no passeio.

✤✤✤✤✤

Á noite realisou-se nos salões da Soirée Porto-Alegrense o baile da Esmeralda, prolongando-se até ás 5 horas da manhã.

Dançaram seguidamente cerca de duzentos pares, cem dos quaes - phantasiados.

Um magnifico baile."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Fevereiro de 1888, pág. 02, col. 04

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1887


"C.C. Os Vagalumes

São convidados os socios d'este club a reunirem-se, segunda-feira 29 do corrente, ás 7 horas da noite, na sala das sessões (Hotel Continental), afim de tratar-se dos festejos do proximo carnaval. Porto Alegre, 26 de novembro de 1886. - A. Pinto Gomes, 1o. secretario."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Novembro de 1886, pág. 03, col. 02

"A sociedade Leopoldina Porto-Alegrense vai também festejar condignamente o carnaval este anno, abrindo os seus salões com um esplendido baile á phantasia no domingo 20 do corrente."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Fevereiro de 1887, pág. 02, col. 04

"As sociedades carnavalescas Esmeralda e Vagalumes celebram amanhã, solemnemente, o proximo advento do Carnaval, fazendo um passeio burlesco pelas ruas da cidade.

A Esmeralda, terminado o passeio, entregar-se-á aos prazeres da dança, pois os esmeraldinos offerecem n'essa noite um baile ás suas gentis directoras.

Naturalmente estas sociedades não se verão sós; haverá passeata de outras, atroando os ares com o ruidoso Zé Pereira.

(...)

Hoje, ás 7 horas da noite, será inaugurado á rua dos Andradas n. 262 o salão Ao High-life Carnavalesco.

Agradecendo o convite que nos foi dirigido, promettemos assistir á inauguração."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Fevereiro de 1887, pág. 02, col. 03

"As festas carnavalescas tiveram hontem um brilhante início, graças ás distinctas sociedades Vagalumes e Esmeralda, que percorreram á noite as principaes ruas da cidade por entre uma massa enorme de povo, que as acompanhou em todo o trajecto, festejando a brilhante mocidade de que as duas sociedades se compõem.

Formavam o prestito da Esmeralda vinte e tantos carros cheios de senhoras e cavalheiros com lindos trajos de phantasia, realçados pelos fogos de bengala, que eram queimados em profusão.

Os Vagalumes, apresentando um numero não inferior de carros, trajavam de bebés, o que dava um tom hilariante ao prestito.

Ambas as sociedades fizeram se acompanhar por bandas de musica, que animavam o enthusiasmo dos itinerantes.

O carnaval de Porto Alegre, tão justamente afamado em todo o Brazil, parece como a Phenix renascer de suas cinzas.

Temos informações circumstanciadas de que a sociedade dos Vagalumes prepara verdadeiras sorprezas para os tres dias de festa consagrados ao deus Momo.

Dizem tambem que a Esmeralda esforça-se para não se deixar vencer no confronto.

Além d'estas sociedades, temos o impagavel club Cara Dura, composto de selecta rapaziada, que promette críticas endiabradas.

Ha ainda o club da Roxa Saudade, que, apezar do nome, ha de achar dinheiro para divertir-se.

Finalmente, o carnaval de 1887 deixará nome nos annaes da folia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Fevereiro de 1887, pág. 02, col. 05

"Ha muito tempo que n'esta capital não se nota tanta animação para o carnaval como este anno.

Explica-se isto perfeitamente não só pelo que tem transpirado dos arraiaes carnavalescos, quanto aos preparativos que ali se fazem, como pelas enthusiasticas proclamações dos clubs Vagalumes, Cara dura e Ephemeros, que enchem as columnas das folhas diarias, proclamações essas capazes de communicar o enthusiasmo de que se acha possuida a brilhante mocidade que compõe essas sociedades, ao mais pacato e sizudo habitante d'esta capital.

Hoje, á noite, ás 9 horas, os Ephemeros reunem-se á praça da Alfandega para um passeio pelas principaes ruas.

Os Cara duras tambem sahem hoje á scena.

Amanhã, baile de gala d'Os Vagalumes no Club Commercial.

Terça-feira, passeio de gala de todas as sociedades e baile dos Vagalumes no Club Commercial, e da Esmeralda no salão da Soirée Porto-Alegrense.

Temos, além d'isso, a Roxa Saudade em actividade e varios bandos alegres, Zés-pereiras, etc., etc.

Bem boas festas vamos ter.

Assim o tempo o permitta."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Fevereiro de 1887, pág. 02, col. 04

"O carnaval no Rio Grande não foi só uma homenagem ao deus Momo, foi tambem um preito á Caridade.

No primeiro e no terceiro dia de carnaval sahio o club Sacca-Rolhas acompanhado do club Mascaras Negras, composto de senhoras.

N'um dos carros um grupo de 18 sacca-rolheiros, vestidos de estudantes de Salamanca, tocava e cantava um bolero, pedindo esmolas para o Azylo de Mendigos d'aquella cidade.

No primeiro dia a collecta foi de 166$660 rs., podendo ter sido maior se uma copiosa chuva não tivesse interrompido o passeio.

No terceiro dia, obtiveram a quantia de 249$000 rs., que, reunida á primeira, prefaz a quantia de 415$670 rs., entregue no mesmo dia ao thesoureiro d'aquella humanitaria instituição.

Sahio tambem o club Congo apresentando um grande numero de socios phantasiados e muitas criticas de effeito."

Fonte:  A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 01 de Março de 1887, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...