quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Sobrenome Taborda


"TABORDA - A origem etimológica não está devidamente esclarecida. Supõe-se que provenha do nome comum 'taborda' ou 'taborra', originário da Península Ibérica. E, neste caso, poderia ser o nome de um inseto. É documentado no século XVI. Também é possível que seja de origem galega."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  25 de Março 1994, pág. 11

Clarice Gomes Falcão


"NECROLOGIA

Clarice Gomes Falcão

Com avançada idade, faleceu a 10 do corrente em Porto Alegre, onde residia, D. Clarice Gomes Falcão, viuva de João Manoel Guedes Falcão, que exerceu durante largos anos o cargo de coletor federal nesta cidade. Deixa a extinta os seguintes filhos: Lucilia F. Fontoura, casada com o snr. Ary Fontoura, alto funcionario da Standard, em P. Alegre, Pedro Gomes Falcão, viajante comercial e proprietario, nesta cidade, Alda Falcão Dias, casada com o snr. Osvaldo Dias, inspetor geral  da Sul America neste Estado, Rita Falcão de Azevedo, casada com o dr. Olmiro de Azevedo, advogado neste foro, João Gomes Falcão, tesoureiro da Delegacia Fiscal em P. Alegre, Ondina F. Gavioli, casada com o sr. Clodoveu Gavioli, comerciante em P. Alegre, Marinna F. Pereira, casada com o sr. Nery Mendes Pereira, fazendeiro em Livramento, e as senhoritas Aida Gomes Falcão e Maria Gomes Falcão. Deixa ainda a falecida a prantearem lhe a morte cerca de trinta netos e bisnetos. Entre os netos estão os caxienses cap. Marcio Falcão de Azevedo, oficial do Exercito, servindo em Livramento, o dr. Renan Falcão Azevedo, advogado nesta cidade, dr. Mario Sartori Falcão, médico em Getúlio Vargas e dr. Moacyr Falcão Dias, engo. agronomo, residindo em Farroupilha. Era a extinta senhora de raras virtudes, em largo circulo de afeições e estima, tanto nesta cidade como em Porto Alegre."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 15 de Maio de 1952, pág. 08

Joaquim do Rio Bonito


"Com 110 annos de idade falleceu no Rio Bonito, Santa Catharina, Joaquim de tal, conhecido por Joaquim do Rio Bonito.

Folhas d'aquelle Estado, noticiando esse facto, contam episodios da vida do velhinho dignos de serem conhecidos dos nossos leitores.

Apreciem-n'os:

Joaquim foi até os últimos dias de sua vida um homem sempre forte, gosando de suas faculdades intellectuaes, e valente caçador de tigres.

Um fato importante da vida d'este heróe, facto este já muito antigo, é a carnificina que fizeram os bugres em sua familia na occasião em que elle se achava na roça.

Assim foi: - Joaquim, ao voltar do serviço para casa, deparou com este doloroso quadro: a familia toda morta, crianças espetadas a assarem-se no fogo, tudo isto feito por selvagens.

Joaquim ante esta scena não perdeu a coragem nem o sangue frio, armou-se de um facão e de uma espingarda e saiu á casa d'aquelles que, havia poucos momentos, tinham deixado sua casa e enlutado sua alma.

Embrenhou-se no sertão, d'onde depois de ter-se demorado muitos dias em perseguição dos selvagens, voltou á casa trazendo comsigo frexas, arcos e outros objectos pertencentes a elles e tambem mais satisfeito, pois que Joaquim tinha feito nos indigenas peior do que elles fizeram em sua familia!

O caso é que os bugres conheciam a Joaquim e temiam a sua perseguição, pois d'ahi para cá Joaquim sempre morou só na mesma casa e nunca mais elles se atreveram a assaltar-lhe.

Como caçador de tigre, muitas vezes déra-se com elle o facto dos cães desanimarem na corrida, e voltarem para casa já quasi de noite, e elle então pôr se debaixo de grossos paos a ladrar como cachorro, afim de que o tigre não podesse descer da arvore em que se achava até que amanhecesse o dia para proseguir na caçada."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Maio de 1890, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...