Paraguassu - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.
Parahybuna - sobrenome registrado com Miguel Guido das Chagas Parahybuna, residente na então província de São Paulo no ano de 1877.
Paranaguá - sobrenome iniciado por João Lustosa da Cunha Paranaguá (1821-1912), nascido em N.S. do Livramento de Parnaguá, Piauí. Foi o 2o. Marquês de Paranaguá e presidente das províncias do Maranhão, Pernambuco e Bahia.
Patativa - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824.
Paturí - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824.
Paudagua – sobrenome registrado em Olimpia de Seixas Paudagua, residente em São Luís, Maranhão, no ano de 1907, e citada como sócia da Sociedade Funerária Seis de Janeiro.
Paulista – sobrenome registrado com Francisco Paulista, no distrito do Garimpo, em Ouro Preto, na então província de Minas Gerais, em 1884.
Pé-do-Mundo - sobrenome aportuguesado do imigrante italiano Vittorio Piedemont, chegado no Rio de Janeiro em 1878 e transferido para Bahia em 1882. Noutra relação Vitório Pé-do-Mundo aparece na província de Goiás.
Peitica - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
Pelotas – sobrenome registrado em Mateus Branco Pelotas, membro da Guarda Nacional em 1881, do termo de Aracaty, no Ceará.
Pernambucano - sobrenome iniciado pelo Padre Joaquim Dias Martins, partícipe da Insurreição Pernambucana de 1817, que passou a se chamar Joaquim Dias Martins Pernambucano.
Pernambuco - sobrenome registrado com Dyogenes Peixoto de Gusmão Pernambuco, residente na cidade de Paraíba (hoje João Pessoa/PB), em 1890. Em 1911, é citado um Pedro José de Almeida Pernambuco, em Recife/PE.
Petisca - sobrenome registrado em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1869.
Piracambeua - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
Piragibe - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Variante: Pirajibe.
Pirahyba - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas.
Piratininga - sobrenome coletado no interior de São Paulo, em 1874, pelo cronista "Theobaldo" do Diario de São Paulo.
Pimenteira - sobrenome com origem no Piauí. Registro de 1956.
Piqueroby - sobrenome com origem em São Paulo, já registrado no século XVI.
Pirajá - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca
Arnaldo Ubirajara em 1924.
Nenhum comentário:
Postar um comentário