Lula da Silva – sobrenome iniciado por Luiz Inácio da Silva (1947-) em 1982, ex-presidente da República do Brasil, que incorporou o hipocorístico Lula ao sobrenome, passando a se denominar Luiz Inácio Lula da Silva.
Macahé - sobrenome encontrado no Rio de Janeiro em 1877.
Macambôa – sobrenome registrado em José Alves Macambôa, bacharel em Direito por Coimbra, residente no Rio de Janeiro, advogado durante o período da estada da família real portuguesa no Brasil. Dados de 1821.
Malagueta - sobrenome iniciado pelo Padre José Antonio de Caldas, vigário de Maceió, em Alagoas, no ano de 1822, que passou a se chamar José Antonio de Caldas Malagueta.
Mamaluco [sic] - sobrenome registrado na pessoa de Manoel Antonio Mamaluco, residente na então província do Rio de Janeiro em 1838.
Manáos - sobrenome brasileiro listado em 1921.
Mangabeira - sobrenome encontrado em Mecejana, Ceará, no ano de 1856.
Mangah - sobrenome iniciado com Ulysses Mangah, índio ipurinã convertido e aculturado em 1879, que se estabeleceu no Rio de Janeiro.
Mapirunga - sobrenome encontrado em José Carneiro da Cunha Mapirunga, proprietário de terras de Viçosa, no Ceará, em 1885.
Maracanã - sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Existe a variante Maracanan.
Marajó - sobrenome registrado com José Antonio Marajó, membro de uma companhia de transportes fluviais, em Santarém, Pará, no ano de 1878.
Maranhaense - sobrenome encontrado no Rio de Janeiro em 1877.
Massaranduba - sobrenome encontrado em Pernambuco em 1875.
Matalauê - sobrenome indígena encontrado na Bahia. Registro de 2000.
Mattuto - sobrenome registrado com Manoel Marques Mattuto, comerciante de tabaco de Olinda, Pernambuco, em 1902.
Mehináku - sobrenome indígena com origem no Mato Grosso. Registro de 2014.
Mequetrefe - sobrenome iniciado por Joaquim Iscotto Mequetrefe, residente no Rio de Janeiro em 1881.
Mercurio – sobrenome registrado em Joaquim da Nobrega Mercurio, residente próximo à Estrada do Cantagallo, no Rio de Janeiro, em 1887. É dito que seu sobrenome é pátrio, porém não conseguimos compreender se ele foi o iniciador ou portador da alcunha devido a um ascendente.
Mineiro - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.
Minhoga [sic] - sobrenome do período
pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas
Brazilicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário