terça-feira, 9 de junho de 2020

Sobrenomes Brasileiros - Parte 04


Lista resumida de alguns sobrenomes surgidos no Brasil. Estamos compartilhando parte das pesquisas de forma muito amadora. Diante da quantidade de informações e bibliografia, nossa intenção é elaborar para o futuro alguma tipo de produção mais referenciada do ponto de vista científico e robusta em informações, com um número muito maior de sobrenomes. No momento, trabalhamos nisso.

Cajú - sobrenome encontrado em Recife em 1848.

Cajurú - sobrenome registrado com Mucio de Carvalho Cajurú, em janeiro de 1871, como lavrador na comarca de Mogi-Mirim, em São Paulo. 

Camará - sobrenome iniciado pelo Padre Bento Januário de Lima, vigário da freguesia de Conceição do Brejo da Areia, Pernambuco, em 1822, que passou a se chamar Bento Januário de Lima Camará. Camará faz referência a um arbusto típico da região. 

Camaragibe - sobrenome com origem na Bahia, com registros por volta de 1700. 

Camarão - sobrenome iniciado pelo Padre Antonio Francisco Bastos, natural de Pernambuco, em 1822, que passou a se chamar Antonio Francisco Bastos Camarão. 

Camboim - sobrenome registrado em Francisco Alves Cavalcanti Camboim (1810-1895), nascido em Pernambuco, e que foi Barão de Buique. 

Cametá - sobrenome registrado com Leopoldo Cordeiro Cametá, no ano de 1876, em Cametá, no Pará. 

Candiota - sobrenome listado em Porto Alegre no ano de 1889, como exemplo de alcunha que evoluiu para antropônimo legal. 

Cannabrava - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Variante: Canabrava. 

Caneludo - sobrenome iniciado por Manoel Alexandre Taveira, 2o. tenente da Artilharia ligeira da Província de Pernambuco, em 1822, que passou a se chamar Manoel Alexandre Taveira Caneludo. 

Caninana - sobrenome iniciado por Manoel de Souza Caldas, natural de Alagoas, em 1822, que passou a se chamar Manoel de Souza Caldas Caninana. Variante: Caninána. 

Canuan - sobrenome brasileiro coletado pelo cronista carioca Arnaldo Ubirajara em 1924. 

Capanema - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907. Conta-se uma Maria Rosa Capanema, mãe de Antonio Dias Maciel (1826-1910), 2o. Barão de Araguary. 

Caracará - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Carapanema -  sobrenome do período pós-Independência. É registrado pela primeira vez numa carta dirigida ao Diário do Governo do Ceará em 11 de Julho de 1824. Existe a variante Carapanima. 

Carapeba - sobrenome originário do movimento da Confederação do Equador (1824). Foi adotado pela família pernambucana Galvão. 

Carapicú - sobrenome registrado num médico de Recife, em 1909, denominado Dr. Neves Carapicú. Carapicu é um peixe que ocorre no litoral nordestino. Vide link na Wikipedia. Também é listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello nas Antigualhas Brazilicas. 

Caraúba - sobrenome encontrado em João de Mattos Caraúba, residente no Rio de Janeiro em 1875. 

Cariacú - sobrenome do período pós-Independência, listado por Francisco Ignacio Cruz e Mello, nas Antigualhas Brazilicas. 

Caribé - sobrenome listado no Anuário de Minas Gerais de 1907.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...