segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Sobrenome Abadía


"Alguns autores consideram que esta linhagem aristocrática ibérica procede da Itália, sendo seu fundador Pedro de Abadía, fidalgo peninsular que veio prestar serviços ao rei Jaime I de Aragão na conquista de Valência. Porém, o sobrenome Abadía é verificado na Espanha antes mesmo do reinado do citado monarca. O que não invalida que Pedro de Abadía tenha inaugurado uma linhagem própria e distinta em terras aragonesas. 

Historicamente é provado que a linhagem mais antiga dos Abadía procede das montanhas de Jaca, em Aragão. Desta rama surgiram diversos fidalgos e cavaleiros que prestaram serviços tanto ao Reino de Aragão, quanto a outros reinos ibéricos. Os Abadía também tiveram solares importantes em Daroca e Calatayud.

Alcançaram o título de Infanções perante a Real Audiência de Aragão: Baltasar de Abadía, residente de Zaragoza, em 1597; Pedro Gabriel de Abadía, residente de Zaragoza, em 1638. Ignacio Abadía y Loferlín, da vila de Escatrón, natural de Zaragoza, foi Vedor Geral da Real Cavalaria, tendo ingressado na Ordem de Carlos III em 1791. José Abadía y Cebrián, natural de Jatiel, na província de Teruel, foi Prior da Igreja de Jatiel da Encomenda de Samper de Calanda, e cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, em 1726.

Etimologicamente, abadía é o equivalente castelhano para a palavra portuguesa abadia.

Outras concentrações importantes do sobrenome: Cartagena, Almería, Petilla, Uncastillo, Lleida e província de Monzón."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...