segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Sobrenome Balaguer


"Apesar deste sobrenome catalão ser um toponímico associado diretamente à cidade homônima na província de Lérida, o primitivo solar da família existiu na vila de Agramunt, tendo daí surgido os diversos ramais do sobrenome por toda a Espanha. Logo, se estenderão por todo o antigo Principado da Catalunha, passando as terras valencianas, Alicante, Aragão e Castela-Nova. Linhagens dos Balaguer foram decisivas no primeiro século da colonização espanhola em várias partes da América.

Um dos registros mais antigos que temos de um membro desta família remete ao cavaleiro Pedro de Balaguer, citado nas Trovas do rei Jaime I de Aragão, no século XIII. O distinto cavaleiro participou das três expedições aragonesas a Mallorca.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia constam os seguintes militares com este sobrenome: Antonio Balaguer, Artilharia, 1767; José Balaguer, Infantaria, 1777.

Etimologicamente, Balaguer vem do vocábulo catalão 'bàlec' que significa 'aliaga' - um tipo de planta europeia (Ulex parviflorus)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...