quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sobrenome Galera


"O sobrenome Galera é um toponímico com diversas origens, diretamente associado a vários lugares na Espanha com o mesmo nome, encontrado nas províncias de Granada, Tarragona, Almería, Múrcia, etc.

Etimologicamente, o termo 'galera', embora indique um tipo de embarcação sobejamente conhecida desde a época da expansão marítima espanhola,  é de difícil interpretação, pois o vocábulo é anterior ao século XVI na Península Ibérica e não necessariamente tem haver de modo primordial com aquele tipo de embarcação. Alguns autores sugerem que o termo derive de uma palavra ibérica para 'côncavo', o que indicaria um aspecto do relevo. Todavia, outros estudiosos afirmam que a palavra provém dos tempos pré-romanos, aproximadamente da raiz ibérica 'kal' que significa 'cume', 'cimieira'. Por fim, outros autores relacionam a palavra ao termo árabe qarâra 'que significa quietude, calmaria.

São linhagens nobres do sobrenome Galera, algumas antigas famílias da Andaluzia e Catalunha. Houve também linhagens fidalgas desta alcunha em Albacete e Almería."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu nome é Larissa Galera Sant'Ana, nunca tinha achado algo relacionado ao meu sobrenome

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...