quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sobrenome Fuertes


"Um dos mais antigos sobrenomes ibéricos com registros históricos sustentáveis. Tem origem nas Astúrias, quando, no ano de 976, Suero Fuertes, rico-homem, age como confirmador da doação do Conde Froila Velas e de sua mulher a Condessa Gislabara fizeram à Igreja de Oviedo de diferentes benfeitorias entre as localidades de Navia e Porcia. Ainda no século X, o rei asturiano Bermudo II, confirma ao mesmo cavaleiro outras doações vassálicas, no ano de 982. Em 996, outro personagem da família, um certo Fuertes Diáz faz o papel de testemunha de doações reais recebidas pela Igreja de Oviedo e pelo Mosteiro de São Pelágio. Portanto, a linhagem asturiana dos Fuertes é anterior mesmo às grandes expansões cristãs da Reconquista dos séculos XI, XII e XIII.

Em Aragão, segundo os García Carraffa, houve um solar da família na vila de Borja, documentado desde o século XV. Desta casa fizeram parte Marcos de Fuertes e Juan de Fuertes (filho do primeiro), ambos Infanções do Reino de Aragão no século XVI.

Outra casa importante com este sobrenome houve na localidade de Val de Espeot, no ajuntamento de Murillo de Gállego, no distrito judicial de Egea de los Caballeros, província de Zaragoza, do qual fez parte Pedro de Fuertes que alcançou o título de Infanção perante a Real Audiência de Zaragoza em 1588.

Outra casa importante da família existiu em Uncastillo, de onde se destacou o religioso Antonio de Fuertes y Biota, especialista em Direito no século XVII.

Fuertes significa 'fortes' e é um patronímico simples.

Outras concentrações importantes do sobrenome do ponto de vista histórico: Erla, Luna, Agüero, Santa Eulalia de Gállego, Ayerbe, Belmonte de Miranda, Cisneros, Albalat de la Ribera, Alfambra, Palma de Mallorca, Cangas de Narcea e Ávila."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...