segunda-feira, 8 de julho de 2019

Sobrenome Fanlo


"Antigo sobrenome aragonês, originário da cidade de Fanlo, no Valle de Vío, província de Huesca, de que os progenitores das famílias assim denominadas levaram a alcunha, segundo o costume frequente na Idade Média. Para García Carraffa, entretanto, o sobrenome era originalmente catalão. Tese também sustentada por Gregorio Garcia Ciprés.

Fanlo é documentado na aldeia de Piedrafita de Jaca, Huesca, pelo menos desde o século XVI. Um dos ramos passou aproximou em 1585 à aldeia de Torla, onde mais tarde ficariam conhecidos como Senhores de Ballarin. Houve levas também, em seguida, a Candasnos, Zaragoza e Pina de Ebro, já no final do século XVII, estendendo depois ao resto de Aragão.

A Casa Fanlo de Pina era descendente de Pedro Fanlo e Pedro de Fanlo y Ferrer, reconhecidos infantes da Tribuna Real de Aragão; o primeiro em 1778 e o segundo em 1799.

Por volta de 1550 nasceu na aldeia de Molinos, Huesca, Francisco Gregório de Fanlo, que morreu em 1620. Gregório de Fanlo destacou-se como poeta e literato.

Rudesindo Fanlo y Laguna, nascido por volta de 1740, em Sandines del Valle de Tena, dedicou-se ao comércio na cidade de Zaragoza, tendo também iniciado uma linhagem ilustre naquele local."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...