sábado, 4 de julho de 2020

Linchamento em São Nicolau


"Lynchamento

Do nosso illustrado collega Município, de S. Borja, transcrevemos os seguintes pormenores sobre o barbaro assassinato do capitão Andrade e sua familia em S. Nicoláo e de modo horrivel porque o povo vingou os manes da victimas:

Dois dos scelerados chegaram á tarde em casa do infeliz capitão Andrade, a quem pediram pousada. Já ao anoitecer, depois de term sido alimentados, como tivessem declarado que partiriam muito cedo, o capitão mandou uma menina levar-lhes os preparos para tomarem mate, antes de sahirem, no dia seguinte.

A menina levava no collo uma creança de pouco mais de anno. Ao serem-lhes entregue aquelles objectos, os assassinos desfecharam golpes sobre as duas innocentes victimas, fugando a maior, gravemente ferida e levando já ao collo um cadaver com o ventre aberto e os intestinos de fóra, rastejando pelo chão.

Immediatamente os dous criminosos penetraram no centro da casa e atacaram o pobre velho, maior de 70 annos, que cahiu sobre seus golpes. A sua esposa, que fugia espavorida, ao ouvir-lhes os gritos de desespero, conseguia vencer os impulsos do instincto de conservação e, dominada pelos do coração, voltou para defendel-o e morreu ao seu lado.

Depois d'esta scena de sangue, os bandidos passaram ao ambicionado saque, colhendo todos os objectos de valor.

O crime foi premeditado e ajustado entre quatro, na serraria de Trois & Irmão, d'onde tinham sido despedidos os dois que o executaram e onde eram ainda empregados os outros dois que o auxiliaram.

Perseguidos, os dois assassinos passaram para o municipio de S. Borja e na occasião em que transpunham o Uruguay, a força destacada em Garruchos fez fogo sobre elles matando um, que ficou sepultado sob as aguas, e conseguindo apprehender o outro. Este foi em seguida entregue ao subdelegado de S. Nicoláo, que já havia capturado os outros dois cumplices.

Depois de feito o inquerito policial, foram os criminosos enviados para S. Luiz. Em caminho, e a pouca distancia de S. Nicoláo, sobre a encosta de um capão, estava postado um grupo de mais de 300 pessoas, de todos os sexos e idades, que, ao avistarem a escolta que conduzia os presos, investiram sobre ella, disparando tiros.

Conseguindo apoderar-se dos criminosos, o povo levou-os para a margem de um regato, assassinou-os, picou-os e depois os atirou sobre uma grande fogueira!

Como lembrança da tremenda vingança, muitas pessoas guardaram pedaços dos dedos e das orelhas dos assassinos, que se chamavam Senon, Turibio, Bernabé Gonçalves e Benjamin e eram paraguayos e correntinos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Maio de 1888, pág. 02, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...