segunda-feira, 29 de junho de 2020

Companhia Progresso e Indústria de Pelotas


"Companhia Progresso e Industria de Pelotas

Acha-se na capital o cidadão Antenor Amorim, cuja vinda aqui prende-se a interesses da Companhia Progresso e Industria, de Pelotas, recem lançada á praça n'aquella futurosa cidade.

Publicando ha dias o telegramma que nos dirigiu o nosso collega do Diario Popular, já tivemos occasião de dizer que a companhia em questão organisou-se com o capital de 2.000:000$ dividido em 10,000 acções de 200$ cada uma e tem por banqueiro o Banco da Provincia e como incorporador e subscriptor de mil acções no valor de 200:000$ o conhecido industrialista José Alvares de Souza Soares.

Melhor informados agora, temos a adiantar que esse capital de 2.000:000$ poderá ser elevado a 4.000:000$, e que os fins da empresa são:

Desenvolver, o mais que possivel fôr, os tres ramos de industria seguintes:

Moveis de nogueira, arable, magus, cedro, louro e guajubira;

Carruagens de diversos systemas, como coupés, phaetons, tilburys, vis-á-vis, victorias e mylords; e

Fundar em Pelotas, séde da companhia, uma fabrica de tecidos de lã e algodão e mixtos, e tambem uma estamparia em morim (chitas).

O incorporador da nova empreza subscrevendo, como fez, elle só, dez mil acções, que são a decima parte do capital d'ella, mostra possuir inteira e completa confiança no exito da companhia, que, nos parece, é uma das mais uteis que ultimamente têm sido organisadas no Estado.

Visto que nem todos conhecem o resultado lucrativo que se poderá obter desenvolvendo a industria de que a trata a 1a. parte dos fins da companhia (moveis, carruagens e calçados), o incorporador garante, com as muitas acções que possue e que ficam caucionadas no banqueiro da companhia, toda a differença que possa haver para menos de 12% no dividendo a distribuir aos accionistas no primeiro anno, salvo o caso de ser essa differença motivada por uma qualquer despeza extraordinaria ou accidente imprevisto.

Para o Banco da Provincia já entrou o sr. José Alvares de Souza Soares com a quantia de 40:000$, que a tanto corresponde a sua 1a. entrada de 20% ou 40$ por acção.

Começou hoje a subscripção das acções que ainda restam e será terminantemente encerrada no proximo sabbado, tanto n'esta como nas praças de Pelotas e Rio Grande.

Amanhã publicaremos o prospecto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Setembro de 1891, pág. 01, col. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...