terça-feira, 19 de maio de 2020

Sobrenome Nolasco


"NOLASCO - Sobrenome português. Trata-se de um aportuguesamento da grafia original NOLASQUE (ou NOLASC) - sobrenome francês com origem na Occitânia. Nolasque provém de um imigrante que se estabeleceu na região occitânica, proveniente de Nola, na Península Itálica. 

A família teve diferentes ramos na Península Ibérica, passando pela Catalunha, Aragão, Valência, Castela, e chegando a Portugal. Segundo a Genealogia, os Nolasco de Portugal são associados ao ramal catalão da família."

4 comentários:

Ivo Nolasco disse...

Olá Professor Joaquim Dias. Há pouco, investiguei acerca de um sobrenome cearense que me pareceu interessante. O sítio que acessei deu muitos detalhes chegando mesmo a apontar o casal que deu origem ao sobrenome em apreço. Ocorreu-me, então, investigar a respeito do sobrenome da família de minha saudosa mãe. Justamente, NOLASCO. Nolasco Guimarães. Sempre tive a ideia de que esse sobrenome fosse espanhol. Essa impressão decorreu de que no ano 1000 um religioso católico -Pedro Nolasco- teria fundado uma ordem eclesiástica intitulada Ordem da Misericórdia. Agora, aprendi, com este seu trabalho, que é portuguesa, tanto quanto [eu que digo] Guimarães. Há vários anos, obtive pela internet a informação segundo a qual a Família Nolasco está em várias partes do mundo, inclusa nas Filipinas. Apreciei imensamente seu trabalho. Meu e-mail:ivonolasco@gmail.com

Unknown disse...

Olá professor..

Joaquim Dias disse...

Olá!

Anônimo disse...

“ Pedro Nolasco, filho de Bernard Nolasque, foi um santo católico nascido na França e que desenvolveu seu trabalho missionário religioso na Espanha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...