quinta-feira, 28 de maio de 2020

Sobrenome Lewandowski



No dia de hoje, recebi desde às 11 horas da manhã, ao menos cinco e-mails solicitando informações acerca do sobrenome polonês Lewandowski. Havia vários questionamentos sobre a origem, significado e distribuição do sobrenome. Por esta razão, resolvi postar aqui as informações que me foram pedidas para melhor atendê-los.

Lewandowski

Significado: 

1. Relacionado à lavanda (gênero Lavandula). Por isso: um habitante de um local de plantações de lavandas, ou um cultivador de lavandas. Também pode designar genericamente o extrator de resinas vegetais com propósito cosmético.

2. Um sobrenome judeu, corruptela de Lewitów, que significa "levita, sacerdote", indicando alguém da classe sacerdotal. Também como sobrenome judeu pode ser uma corruptela de lew (=leão), indicando um membro desta etnia que, pela tradição, considera-se descendente da tribo de Judá.

3. Relacionado à palavra polaca "lewada" que significa "clareira", "prado na floresta", indicando alguém oriundo deste tipo de local.

4. Mais raramente, pode estar associado a uma palavra latina para "padrinho".

Distribuição:

É o sétimo sobrenome mais comum da Polônia e, conforme dados de 2015, conta com cerca de 108 mil habitantes com esta alcunha. Está concentrado nas voivodias da Cujávia-Pomerânia, Pomerânia Ocidental, Baixa Silésia e Pomerânia.Fonte: https://archive.is/DmAlW

Também é um sobrenome comum na Alemanha, com boa distribuição em quase todo o país. Fonte: http://wiki-de.genealogy.net/Lewandowski_(Familienname)

Por fim, o sobrenome é encontrado na República Tcheca, Rússia, Eslováquia, Países Bálticos e Estados Unidos da América, com relevância.

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...