terça-feira, 12 de maio de 2020

Sobrenome Castelo Branco


"CASTELO BRANCO - Sobrenome toponímico com vertentes portuguesa e espanhola. Refere-se à cidade portuguesa homônima, habitada desde tempos imemoriais. Chamava-se Vila Franca de Cardosa e aos tempos de Fernando Sanches passou a denominar-se Castelo Branco. Foi amuralhada pelo rei Dom Dinis. Está vinculada à Ordem dos Templários. Foi cenário de violentas lutas religiosas, especialmente contra os judeus. Foi elevada a cidade pelo Marquês de Pombal em 1771. 

É das famílias ilustres do Reino de Portugal, e antiga... Procedem de Dom Gil Rodrigues de Castelbranco, senhor de Tormon, e das fortalezas de Castiel e Adamus, no Reino de Aragão.

Em Portugal o primeiro a usá-lo foi Vasco Paes de Castelo-Branco, em vista dos atos de bravura que praticou nessa localidade. Castelo Branco é sobrenome muito difundido.

Personalidades: Camilo Castelo Branco, um dos mais insignes escritores da língua portuguesa; Antônio de Azevedo Castelo Branco, político português e poeta (1843-1916); João de Lemos Seixas Castelo Branco, poeta português (1819-1890); Raquel Castelo Branco, escritora portuguesa (1890-1952); Humberto de Alencar Castelo Branco, general e ex-presidente do Brasil (1897-1967)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Junho de 1991, pág. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...