terça-feira, 5 de maio de 2020

A descoberta da América pelos chineses


"No Diario de Noticias da côrte, lemos a seguinte:

Parece que a America foi descoberta pelos chinezes, pelos menos mil annos antes que Colombo chegasse á ilha de S. Salvador.

Esta opinião dos ethnologos mais eminentes acaba de ser confirmada pela descoberta archeologica, em Copau, do estado de Honduras, de um monumento em ruinas, no qual se reconheceu uma figura que não é senão a de Tai-ki, um dos mais venerados symbolos dos chinezes.

Conforme a religião d'esse povo, o Tai-ki é a origem de tudo; a essencia de todos os seres, o Deus soberano.

Ora, encontrar esse symbolo sobre um monumento americano, não constituirá prova bem fundada da opinião, que considera vinda da Asia a corrente civilisadora cuja influencia se manifestou em outros tempos no Perú e no Mexico?

Acredita-se que o monumento de Copau seja do 13o. seculo da nossa era, mas que desde o seculo 9o. os chinezes, e os japonezes tenham chegado pela primeira vez á America.

M. de Quatrefages emittio a opinião de que as relação entre os dois continentes devem ter-se originado do desvio dos juncos japonezes para a California, como tambem se evidencia de um trabalho recentemente publicado em S. Francisco.

Esses juncos não atravessaram em linha recta o Oceano Pacífico, do Japão á America, porém, desviando-se para o norte, pela acção das correntes submarinas, devem ter alcançado a quasi ilha de Alaska ou uma das ilhas Aleontinas, ao norte do continente americano, e seguindo então a costa, chegaram á California.

E d'ahi que previeram as relações entre os chinezes ou os japonezes e os aborigenes mexicanos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Março de 1887, pág. 01, col. 03

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...