quinta-feira, 23 de abril de 2020

Num lupanar de Pelotas no século XIX


"Mais um assassinato em Pelotas.

O que vamos narrar, á vista dos jornaes d'essa cidade hontem recebidos, deu-se na noite de 14, em um lupanar que ali ha na rua S. Domingos proximo ao porto da cidade, dirigido por Augusto Martins Solteiro.

Eram 11 horas da noite e como de costume os freguezes da casa dançavam e bebiam, quando, em meio da sala, apresentou-se Ignacio Alves de Campos, trazendo pelo braço, de dentro de um dos compartimentos, a meretriz Etelvina, com quem tinha relações amorosas. - E ali mesmo, á vista de todos, impellido talvez por ciumes, lhe deu algumas bofetadas.

Intervieram diversas pessoas presentes e o escandalo cessou.

Entre essas pessoas estava Demetrio dos Santos Cruz, cabo da secção policial de Santa Victoria do Palmar, de passagem em Pelotas, que segundo affirmam, tinha conhecimentos anteriores com Etelvina, porém que nada disséra nem fizéra no momento em que Ignacio Alves Campos a maltratára.

Passam-se quinze minutos após a scena das bofetadas. - E, decorrido este tempo, sem que se possa explicar o que se passou entre Demetrio e Ignacio, ouve-se no corredor a detonação de um tiro e a quéda de um corpo no chão.

Acodem todos e encontram, agonisante, sem poder proferir uma palavra, Ignacio Alves de Campos, ferido por uma bala de pistola, que penetrou-lhe na clavicula esquerda, atravessou o pulmão, vindo a sahir na espadua.

Chegaram a tempo de ver um individuo a correr, perseguem-n'o e prendem-n'o, não sem dificuldade - porque Demetrio Cruz, o assassino, conservando na mão a arma homicida, ameaçava a quem se approximava d'elle.

Demetrio conta apenas 23 annos; o assassinado era solteiro, carpinteiro e tinha 29 annos de idade.

É raro agora noticiar um crime que não tenha por heróe gente da policia.

Fazem bem; a epocha lhes pertence.

A nós cabe dizer apenas:

Deixem passar a legião do crime."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Janeiro de 1887, pág. 01, col. 04

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...