domingo, 7 de julho de 2019

Sobrenome Siqueira


"Siqueira, Sequeira, Sequerra - é um sobrenome da região de La Coruña, Espanha. Há registros de um Brás Siqueira no Espírito Santo em 1694. 

As variáveis do nome são; Sequeira e Sequeros. Em português, de acordo com Ferreira et al., 1994, o nome significa o local sem (ou falta de) água, seco. Existe outro significado para o nome 'siqueira' como 'sekher' que significa 'açude' em português (reservatório de água). A origem de 'sekher' é hebraica. Acredita-se que o nome Sequeros venha da região de Salamanca, ou Esquerra, situada na província de La Coruña, ambas na Espanha. Em 1279 eles já estavam usando a alcunha como família Esquerra. 

No século XIV, Ben Esquerra era conhecido e no século XVII foram utilizadas as variantes de Sequeira, Sequerra e Sequeyra. No sul de Portugal - na localidade de Faro, os cemitérios judaicos têm nomes da família Sequeira. Havia numerosas famílias judias em Portugal, no entanto, quando a inquisição foi introduzida, aqueles que conseguiram escapar ou imigrar para países europeus mais tolerantes ou para as Américas. 

Siqueira foi um dos nomes mais importantes mencionados entre os judeus migrantes na América. Um deles era um físico chamado Isaac Henriquez Sequeira (1738-1816), o outro era de medicina - o Dr. John de Sequeyra (1712-1795), que viveu na colônia de Williamsburg, na Virgínia, Estados Unidos. O Dr. John praticou medicina durante 50 anos e foi responsável pela introdução e uso do tomate como alimento, visto que era considerado uma flor e não um vegetal. 

A família Sequeira foi também uma das primeiras famílias a instalar-se em São Jorge - Ilha dos Açores. "

Fonte: Familypedia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...