domingo, 7 de julho de 2019

Sobrenome Zambrano


"Zambrano é um sobrenome de origem basca. Os membros desta família desempenharam um papel proeminente através da história da Espanha e das Américas.

Zambrana ou Zambrano vem da palavra soberano.

A família Zambrano originou-se nas montanhas de Biscaia. Piferrer registra que o primeiro a ter este nome foi Fortun Sanchez.

Francisco Zazo y Rosillo, o Cronista dos Braços de Felipe V da Espanha, narrou a linhagem da família Zambrano desde as suas origens na aldeia de Zambrana na província de Guizpúzcoa no que era na época o Reino de Castela. Esta origem castelhana é refletida no brasão da família Zambrano, que apresenta o sigilo do castelo de Castela, juntamente com o sigilo da rosa de Reus. O progenitor desta linha foi Ochoa de Zambraos, que serviu como cavaleiro para os Reis Católicos. Zazo prossegue para traçar a linhagem através de cinco gerações (e a eventual evolução do nome de Zambraos para Zambrano), observando a propagação da família para Flandres, Úbeda, Málaga, Antequera e La Rioja, e o serviço da família para Felipe I de Castela, Carlos V de Flandres e Felipe II da Espanha.

A vila de Zambrana foi batizada em homenagem à família Zambrano, que recebeu uma concessão de terras naquela região por Dom Sancho em 1058.

O Estado Militar de España era um registro anual do status de assuntos militares da Espanha, incluindo a listagem de ordens especiais de honra militar, incluindo a Ordem de Santigo, a Ordem de Calatrava, a Ordem de Alcântara e a Ordem de Montesa. O nome Zambrano pode ser encontrado frequentemente entre esses registros."

Fonte: Familypedia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...