quinta-feira, 6 de junho de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1897


"Carnaval

Decididamente Deus Momo ha muito não era tão glorificado, como o foi este anno, por estas plagas fronteiriças.

Ambos os sexos, feio e bello, estiveram n'uma culminancia unica, prestando fervoroso culto ao deus patusco da troça e da folia.

Creio mesmo não me acoimarão de exagerado, si asseverar que o nosso bello Quarahy, jamais fez tanta honra a Momo. Parece que todas as inspirações carnavalescas affluiram nos cerebros nossos, procurando todos, negros e brancos, pardos e mestiços, chirús e caboclos, para na altura de suas forças contribuir para dar maior realce e brilho, mais esplendor ao tradicional carnaval.

Momo foi assaz glorificado entre nós.

✤✤✤✤✤✤

No primeiro dia (domingo de carnaval) sahiu a campo a comparsa da S.C. Niding, a qual apresentou-se bem uniformisada e visitou muitas casas de familia, sendo em todas optimamente recebida.

As batalhas de flores, travadas em diversas ruas, estiveram imponentes. O bello sexo, com seu chic habitual, concorreu em massa para dar maior esplendor á brilhante passeata effectuada no domingo e dias posteriores.

Apesar de, indistinctamente, achar que todas as flores do jardim quarahyense estavam correctas, não me posso furtar ao dever de especializar as gentis marinheiras, que n'um rico e bem adornado carro, chamavam com seus encantos naturaes a attenção e os olhares perscrutadores não só da elegante rapaziada, como dos... papeis queimados.

Grata, gratissima é a recordação que nos deixou a penultima e principalmente a ultima batalha de flores.

Centenares de kilos de confettis e milhares de serpentinas foram jogadas mutuamente pelo fragil e forte sexo, deixando as ruas elegantemente macadamisadas de papeisinhos.

Com tanto brilho e enthusiasmo feicharam-se os tres dias gordos do carnaval.

✤✤✤✤✤✤

Apesar dos trez primeiros dias estarem feichados, no domingo teremos, dados pela Niding - um passeio triumphal a carro, batalha de flores e um baile á phantasia, que, segundo os preparativos, vae fazer época no nosso meio social.

Por hoje despeço-me dos leitores, antes porem, atiro um punhado de confettis nas gentis leitoras.

CAFAGESTE."

Fonte: FARRAPO: JORNAL DEMOCRATA (Quaraí/RS), 05 de Março de 1897, pág. 01, col. 01-02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...