quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobrenome Valiente


"Antigo sobrenome de origem castelhana que teve um primitivo solar na localidade de Santa Marina de Valdesolas, na província de León, da qual descende o cavaleiro fidalgo Sebastián Valiente, que provou seu privilégio de fidalguia perante a Real Chancelaria de Valladolid, em 1554. Outra casa solar também importante e antiga existiu em Almarza de Cameros, na província de La Rioja, da qual descendem os cavaleiros fidalgos José, Juan-Francisco, Matías, Pedro, Ramón e Vicente Valiente - todos fidalgos. Um terceiro ramal da família assentou-se na vila de Montenegro de Cameros, na província de Soria, da qual foram fidalgos os cavaleiros Diego e Matías Valiente. Mais dois solares podem ser contados nas províncias de Cuenca e Ciudad Real, sendo que, deste última, alguns ramais se espalharam pelo antigo Reino de Valência.

Na Galícia, um importante solar da família foi construído em Mondoñedo, na província de Lugo, no século XVI.

Muitos Valiente foram alcaides, cavaleiros fidalgos, militares, regedores e juristas na história da Espanha, bem como membros de ordens militares, como na Ordem de Alcântara e na Ordem de Calatrava.

Etimologicamente, Valiente pode ser um metanímico, no sentido de realçar a audácia ou coragem de alguém, bem como pode ser um patronímico dos nomes hispano-latinos Valentis ou Valiente."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...