quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobrenome Tous


"De acordo com o cronista Gaspar Escolano, um ramal da família Zapata se radicou, entre 1351 e 1353, na vila de Tous, no antigo Reino de Valência. A partir deste momento, este família fidalga tomou para si o topônimo como sobrenome. Todavia, outros estudiosos afirmam que, embora possa se considerar esta linhagem valenciana como verdadeira, a mesma não seria a mais antiga, visto que ainda no século XIII documentam-se cavaleiros e infantes na Catalunha e na própria Valência com esta alcunha.

Durante o reinado de Jaime I de Aragão (1213-1276), se recolhe a existência da figura de Bernardo Tous, fidalgo que esteve presente na conquista de Valência. De acordo com as fontes, Bernardo Tous era procedente das proximidades do rio Coll de Fenetrellas, nos Pirineus Franceses.

Existe ainda outras duas localidades com o nome Tous na Espanha, uma na província de Barcelona, outra também em Valência.

Etimologicamente, tous é o nome dialetal do leste da Península Ibérica para uma planta conhecida como cardo escocês (Onopordum acanthium)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...