sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sobrenome Royo


"Vários cronistas antigas e especialistas em Heráldica coincidem em afirmar que este sobrenome procede de Navarra, tendo sua casa e primitivo assento na cidade de Tudela. Entretanto, existe a possibilidade da origem ser tanto navarra quanto aragonesa.

Segundo Félix de Latassa, o sobrenome tem procedência francesa e teria passado a Aragão nos tempos da Reconquista. A mesma opinião é compartilhada pelo tratadista Bizén d'O Río Martínez, reconhecendo que há pelo menos três casas principais do ponto de vista histórico que ostentam o sobrenome: a primeira na cidade de Calatayud; a segunda na vila de Castellote, na província de Teruel; e a terceira na vila de Torrellas de Bernabé.

Miguel Royo foi Jurista de Zaragoza no ano de 1288, fidalgo por condição, sendo pai de Juan Royo, que passou a residir no castelo de Castellote em 1315. Neto deste últio foi Juan Royo Lánguera, que ocupou o cargo de Tenente do castelo de Morella, na província de Castellón.

A etimologia, conforme o linguista Gutierre Tibón, aponta que o sobrenome provém do moçárabe 'marruyo', que significa 'marrubio', do latim marrubium, sendo que todas elas remetem a um tipo de planta da Eurásia (Marrubium vulgare). Entretanto, outros autores consideram que o sobrenome pode também derivar do latim rubeus, que significa 'vermelho', 'ruivo', 'rosado'.

Royo também possui uma linhagem muito importante na Extremadura."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...