sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Sobrenome Ramiro


"Ramiro, assim como Ramírez ou Remírez, é um apelido patronímico relacionado ao nome próprio Ramiro. Etimologicamente, o nome Ramiro provém do nome germânico Radamir ('conselho ilustre, famoso) e foi muito usado pelos reis do antigo Reino de Leão na Idade Média, o que explica sua popularidade na Península Ibérica.

Em Aragão, houve casas solares deste sobrenome em Jaca, na província de Huesca, e em Calatayud, na província de Zaragoza. Da primeira teve origem o ramal que passou a Palma de Mallorca por volta de 1400. Foi fundador da linhagem insular, Damián Ramiro, natural de Jaca e filho do fidalgo Juan Ramiro, de Jaca, e Eulalia Moncada.

Conforme o Arquivo Geral Militar de Segóvia, aparecem como importantes figuras com este sobrenome: Alfonso Ramiro, Infantaria, ano 1780, nobre; Ramón Ramiro, Hospital dos Inválidos, ano 1768, pessoa honrada; Francisco Ramiro Espinosa, Capelão, ano 1874; e Rafael Ramiro y Ortiz, Infantaria, 1793, nobre.

Também há núcleos importantes da família em Ubeda, na província de Jaén, em Ciudad Real, Teruel, Cariñena, Cáceres, Cádiz e Molina de Aragón."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Um comentário:

João Alves disse...

Meu Avô se chamava Domingos Ramiro da Fonseca, mas não consigo saber quase nada baseado no sobrenome Ramiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...