sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Sobrenome Ruiz


"Antigo sobrenome patronímico do antropônimo Ruy, abreviação ibérica medieval de Rodrigo, que etimologicamente é de origem germânica, derivado do nome Hrodric, que significa aproximadamente 'glorioso, muito glorioso'. É particularmente simbólico na Península Ibérica da Reconquista Cristã, dado este ter sido o nome do último rei visigodo antes da invasão muçulmana em 711.

Um dos testemunhos mais antigos da história da linhagem tem no famoso cavaleiro Ruy Velasco, comendador-mór da Ordem Militar de Calatrava, que morreu na Batalha de Alarcos - ocasião em que houve ao cerco à fortaleza de mesmo nome, próximo à Ciudad Real, no ano de 1195.

Portadores deste sobrenome são encontrados como fidalgos em inúmeras regiões da Espanha através da História, seja nas diferentes ordens militares, assim como nas reais chancelarias de Valladolid e Granada ou na Real Audiência de Oviedo.

Os Ruiz de Aragão também são muito antigos, remontando ao século XV, mais precisamente ao ano de 1472, quando são registrados como proprietários de uma casa nobre na vila de Bolea, na província de Huesca. Desde então, a linhagem aparece constantemente durante os séculos na corte aragonesa.

Outras localidades com linhagens importantes do sobrenome em Aragão: Boltaña, Barbastro, Castejón de Monegros, Borja, Tarazona, Zaragoza, Moyuela, Ejea, Tauste, Castejón de Valdesaja, Tardienta, Almudévar e Zuera. Segundo Río Martínez, a maior parte é originária de um primitivo solar que existiu na vila de Castejón de Sobrarbe.

Infanções perante a Real Audiência de Aragão: José Joauín Ruiz, residente em Zuera, 1772; José Ruiz de Carabantes, residente de Almudévar, 1774; Francisco Manuel Ruiz y Ruiz, morador de Castejón de Valdesaja, 1771.

Vale lembrar que Ruiz também é um patronímico tipicamente português. Em síntese, é um sobrenome poligenético - aquele que nasce em diferentes lugares e em diferentes tempos independentemente de vínculo familiar."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...