sábado, 25 de junho de 2016

Faleceu o ex-prefeito leonense Getúlio Teixeira Victória

Getúlio Teixeira Victória ao centro, na ocasião de sua posse como prefeito eleito
para o mandato 1993-1996. Cerimônia que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes.
(01 de Janeiro de 1993)


No início da noite deste sábado começou a circular nas redes sociais, a notícia do falecimento do ex-prefeito de Capão do Leão Getúlio Teixeira Victória. 
Nasceu em Pelotas em 08 de Outubro de 1929, filho de Idylio Manoel dos Santos Victória e Alayde Rosado Teixeira. Foi o décimo-primeiro dos doze filhos do casal. A causa da morte ainda não nos foi informada, mas dentro do possível estaremos atualizando as informações.
Getúlio Victória foi prefeito de Capão do Leão em duas oportunidades: de 1985 a 1988 e de 1993 a 1996. Na primeira ocasião, Getúlio era vice-prefeito eleito no pleito de 1982, na chapa com Elberto Madruga. Madruga faleceu em julho de 1985 e Victória acabou assumindo a função. 
Em 1992, Victória concorreu como prefeito e ganhou a eleição - fato apontado como muitos como "vitória do azarão", dado o fato dos dois candidatos "favoritos", Vilmar Motta Schmitt e Erico Pegoraro haverem tido campanhas muito mais intensas. Em 2000, Victória novamente concorreu à eleição de prefeito, mas obteve pouco mais de 500 votos.
Getúlio Victória antes de ingressar à vida política municipal foi durante muitos anos fiscal do Juizado de Menores no antigo 4o. distrito de Pelotas (Capão do Leão).
O sepultamento acontece amanhã, às 16 horas no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas. Local onde o corpo também está sendo velado.
A Prefeitura de Capão do Leão decretou três dias de luto oficial em virtude do fato.
Nossos sentimentos a familiares e amigos.

Atualização (29/06/2016): Segundo informado pela Imprensa local, o ex-prefeito Getúlio Victória estava com várias complicações de saúde há algum tempo. Ele foi vítima de um infarto, por volta das 18h30min no Hospital São Francisco de Paula. Getúlio Victória era tio do atual prefeito leonense Cláudio Victória.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...