quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A Invasão dos Morcegos


Essa curiosa história teve enorme repercussão na época, inclusive sendo noticiada em todo o Brasil por meio de jornais, rádio e televisão. Pelo que pudemos constatar, o fato foi noticiado até no Jornal Nacional, mas infelizmente não encontramos o vídeo na internet. O recorte a seguir é da edição de 01 de Março de 1974, do jornal O Globo, do Rio de Janeiro.


TRANSCRIÇÃO DO TEXTO:

CIDADE DO RIO GRANDE DO SUL É INVADIDA POR DEZ MIL MORCEGOS

PORTO ALEGRE (O GLOBO) - Os morcegos que há cinco anos abandonaram as cavernas existentes em uma pedreira localizada a um quilômetro da Vila Capão do Leão, no Município de Pelotas, e foram se instalar nas velhas casas de madeira da cidade, são hoje mais de dez mil e estão assustando os oito mil habitantes da localidade.

Seu principal refúgio é o prédio do Grupo Escolar Dario da Silva Tavares, onde se escondem entre as tábuas do forro e resistem a todas as tentativas feitas para retirá-los. As aulas deveriam recomeçar no dia 6 de março, mas os alunos só poderão ir à escola se os morcegos forem exterminados ou afugentados.

Ontem à tarde, atendendo solicitação da diretora do grupo escolar, Maria Linch da Cunha, uma equipe da Secretaria da Agricultura começou a pulverizar os locais onde estão os morcegos, utilizando o inseticida "Rhodiatox".

A escola foi interditada e, segundo os técnicos, nos próximos dias as cavernas que eram habitadas pelos morcegos a algumas furnas poderão ser dinamitadas, para que sejam liquidados definitivamente os animais.

Apesar do grande número de morcegos, ainda não foi registrado nenhum ataque a moradores da vila e as crianças já se acostumaram com os animais, a quem chamam de "ratinhos com asas" e gostam de brincar com eles.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...