quinta-feira, 9 de junho de 2011

A notícia mais desconcertante que já achei sobre Capão do Leão

Trecho extraído de: Diário Popular, edição de setembro de 1935 (periódico disponível no Centro de Documentação & Obras Valiosas da Bibliotheca Pública Pelotense). Obs.: não foi possível precisar o dia, pois a edição em que encontrei a nota jornalística estava com a capa muito avariada.
Segue o texto: "Nosso amigo Carlos, sempre jovial colaborador deste jornal, informa, hoje pela manhã que já está se consituindo um unidade do Partido Nacional-Socialista em Capão do Leão [grifo nosso]. Hontem á tardinha, movimentada reunião ocorrera na cafeteria da elegante villa, sendo dirigidos os prolegomenos a cargo dos srs. Balse e Ludiki [sic]. Apos a concorrida assistencia de hontem, o sr. Balse comunicou que em outubro, tal como deve acontecer em outras cidades do estado, ter-se-á a visita de importante membro do partido, oriundo este das terras germanicas."

3 comentários:

Anônimo disse...

[color=#636363]cute! thank you.[/color]



you can also read it in [url=http://arobti.com/pg/profile/dadooshk/]my car blog[/url]

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Caríssimo senhor. Sempre um privilégio entrar em "Capão do Leão História e Cultura". Há no mercado um livro da Doutora Ana Maria Dietrich, com o título de Caça as Suásticas que nos dá uma visão do que foi o movimento nazista não só no Brasil (RS-SC-PR-SP, como em outros estados) e também no Uruguai, Argentina e Chile. Em breve estarei lançando o meu Livro "Os Gaúchos" e também faço uma abordagem, menos eloquente do que foi essa loucura nazista no Brasil. E em Pelotas o movimento era imenso nos anos 30. Que o diga,se fosse ainda vivo, meu avô paterno, professor de português Lourival da Rosa Teixeira, na colônia de Santa Silvânia, onde era perseguido, ofendido e ameaçado pelos alemães que não queriam um brasileiro em seu meio, e muitas vezes para dar aulas tinha que ser acompanhado da polícia.
Um grande abraço.

Joaquim Dias disse...

Muito grato pela visita e pela mensagem, Prof. Pedro. Sinta-se sempre à vontade para contribuir com seus sábios comentários. Forte abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...