domingo, 8 de maio de 2011

Novas informações a respeito da origem do nome de Capão do Leão


 Versão bastante conhecida na memória popular, e apresentada como mais realista, diz respeito à presença de um senhor de nome ou sobrenome Leão, que possuía venda ou armazém próximo a um capão de mato. Daí “capão” do Seu “Leão”. Este armazém era um ponto de referência a tropeiros e viajantes que passavam pelo nosso território em direção à Pelotas. Contudo, não há nenhum registro documental da existência deste personagem na época dos primórdios da colonização portuguesa em nossa região, o que é estranho. Este detalhe é fundamental, pois o primeiro registro do nome de Capão do Leão é bicentenário: está datado de 1809. Contudo, tal como a história do “leão de circo”, esta versão não é totalmente destituída de sentido. Houve no século XIX uma espécie de hospedaria com potreiro de animais que era referência do lugar para tropeiros e viajantes. O nome do proprietário era Florentino Antonio dos Santos – dono também de uma grande extensão de terra que ia desde os fundos do Teodósio até quase a área do Cerro do Estado. O problema é que o Sr. Florentino nascera em 1837, muito depois de vários registros do nome “Capão do Leão”. Mesmo que ele pudesse ter o apelido “Leão”, ele não poderia ter dado o nome à localidade. Outro fator que pode explicar igualmente a origem de tal história é que houve realmente um “Armazém do Seu Leão” em nosso território. Por volta de 1910, nas proximidades da atual rua Manoel dos Santos Victória, um francês de nome León Bastide (o qual os brasileiros chamavam de “Leão”) ergueu uma casa comercial com finalidade parecida: pousada para viajantes. Tal como Florentino, León Bastide também nasceu muitos anos depois dos primeiros registros do nome Capão do Leão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, amigo! Abaixo envio-lhe um texto que escrevi sobre a origem do nome do nosso município. Espero que sirva de ajuda nesta sua pesquisa.

No meu oitavo ano de ensino fundamental, começo do inverno do ano de 1976, recebemos na Escola Castelo Branco a visita do Vice cônsul de Portugal em Pelotas. Cabe lembrar que neste período o Capão do Leão não era emancipado. Em palestra, contou-nos a história da origem do nome do nosso município. Começou dizendo que no século XVI Espanha e Portugal uniram-se formando a União Ibérica. Tal fato remetia ao período medieval em que existia o Reino de Leão (composto por Portugal, Castela e outros domínios). Com esta expansão, pois já não havia tratado de Tordesilhas para impedir exploração dos territórios tanto por portugueses como para espanhóis, outras regiões começam a ser conhecidas . Momentos depois, há o envio de tropas para esta região, pois encerra-se o período da União das duas coroas e novamente há necessidade de defenderem-se as novas delimitações. A Corte tinha grandes preocupações que a Espanha invadisse seu território. Com isso, foram mandados para o extremo sul do brasil homens nos quais o reino tinha confiança, alto escalão de seus exércitos chamados de capitães.
De acordo com o cônsul, naquele momento teria vindo um destes capitães para proteger estas terras, das quais faziam parte do distrito Monte Bonito, Morro Redondo, Passos das Pedras e onde está localizada a nossa sede, incluindo Jardim América, Embrapa e Pavão. Lembro apenas da citação do Sr. Cônsul do primeiro nome deste capitão, chamava-se Antonio.
Conforme suas palavras o representante de Portugal, por encontrar nesta localidade muitos caponetes ( pequenos matos de longe em longe), deu o primeiro nome do lugar de Capão, e Leão em homenagem ao reino de Leão (se acredita, que devido a união das cortes, foi o que proporcionou a expansão da colonização portuguesa no sul) . Dizia ainda o cônsul, que este capitão tinha um grande amor por Portugal e defendia arduamente os interesses da Coroa. Desde então, em 1774 esta localidade passou a chamar-se "Capão do Leão".
Para melhor sustentar tal relato, havia até algum tempo atrás na esquina da rua Professor Agostinho com a Avenida Narciso Silva uma casa com estilo português, a qual conheci e muitas outras pessoas conheceram, como sendo o local onde teria morado o capitão citado.
Parece ser esta teoria a mais próxima da realidade.
Caro Amigo, este relato serve para refletir sobre o nome do nosso município.

Um Abraço


Salustiano Motta

Joaquim Dias disse...

Agradeço o comentário do amigo e vou aprofundar minhas pesquisas neste detalhe. A questão para mim que parece estranha é que o Reino de Leão foi absorvido pelo Reino de Castela já no século XIII. No final do século XV, com a Reconquista Ibérica já próxima de ser finalizada, o Reino de Castela uniu-se ao Reino de Aragão, dando origem a atual Espanha. A porção territorial que hoje corresponde ao antigo Reino de Leão (Léon), na Espanha, já era "Castela" (daí o gentílico castelhano) na época colonial. Outro detalhe é que, a União Ibérica foi rompida em 1640 (consumada oficialmente em 1661). Já havia um ódio ferrenho entre espanhóis (castelhanos) e portugueses (chamorros) no sul do Brasil desde a fundação da Colônia do Sacramento (1680). Não creio que um português pudesse querer homenagear nossa região aludindo ao antigo reino medieval de Leão. Se for um oficial espanhol que esteve aqui em 1774, talvez.
Porém, sou completamente solícito ao debate, que muito enriquece o resgate de nossa história.

Joaquim Dias disse...

Há uma coisa interessante: desde Melo, no Uruguay, passando por Bagé, Hulha Negra, indo até Rio Grande, Santa Vitória, em nossa cidade, em Porto Alegre, em Pelotas, há muitas pessoas que ostentam o sobrenome "León" - que tudo indica pertencem a uma origem comum. Daí pode estar vinculada uma possibilidade histórica remetendo a um nome de pessoa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...