Trajeto do Rally
A melhor dupla argentina está na terceira posição até o controle de Capão do Leão- RS, é formada por Guillermo Vaccars/Miguel Yasky - Chevrolet N° 373 - Classe “C”
O Alfa Romeo Giulietta Berlina N° 329- Classe “C” da dupla uruguaia Luis J. Etchegoyhen/Mauricio Crosa segunda colocada até o Controle de Capão do Leão - RS
A dupla uruguaia Carlos M. Pérez Marexiano/Jacques Bourgedis - BMW 2002 N° 333 - Classe “C”líder da prova até o Controle de Capão do Leão - RS
Uma prova que despertou o interesse, tanto na capital uruguaia (em estado de sitio devido ao terrorismo tupamaro) como junto às autoridades diplomáticas no Brasil (na época da ditadura militar).O motivo desse interesse ficava claro nas palavras do Diretor do Rallye Miguel V. Martínez Mieres:“Esta prova é de grande importância não só esportiva, mas também para acelerar a integração do Uruguai e do Brasil nas questões da Lagoa Mirim.”Havia à época uma discussão sobre os marcos para registro dos limites de fronteira Uruguai - Brasil na Lagoa Mirim.A prova automobilística era chamada popularmente no Uruguai de “Cuenca de La Laguna Merin” (Bacia da Lagoa Mirim).Foi disputada no período de 23 a 26 de Setembro de 1969 em uma distância de 1.800 quilômetros.A prova foi organizada pelo Club Uruguayo de Rallye e pela Asociación Uruguaya de Volantes com o patrocínio do Ministério dos Transportes e Comunicações e Turismo do Uruguai, Montecarlo TV Canal 4,CX 18 Radio Sport e os jornais La Mañana e El Diário.No lado brasileiro a supervisão foi da Federação Gaúcha de Automobilismo- F.G.A, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do RS - Setur.O Diretor da Setur Valter Seabra e o Presidente da F.G.A José Carlos Steiner mantiveram contatos com a Alfândega, coordenando os detalhes relativos à documentação dos carros participantes do Rallye, para a passagem na fronteira.O presidente da F.G.A esteve também no Estado da Guanabara solicitando ao Automóvel Clube do Brasil - A.C.B, autorização para a participação de “volantes” brasileiros no Rallye.
(...)
O percurso de “ida”: Montevideo, Pando, Minas, Treinta y Três, Melo, Rio Branco, Jaguarão, Pelotas, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre. O percurso de “volta”: Porto Alegre, Guaíba, Camaquã, Pelotas, Taim, Santa Vitória do Palmar, Chuy, Velazquez, Rocha, San Carlos, Pando, Montevideo.
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A primeira etapa do Rallye que havia começado as 07:00 horas em Montevideo, terminou aproximadamente as 23:00 em Guaíba tendo a grande maioria dos competidores chegado a Porto Alegre no “palanque oficial” em frente ao Colégio Militar no Parque Farroupilha. Até o Controle de Capão do Leão (faltando ainda computar os Controles de Camaquã e Guaíba) a classificação geral extra-oficial era:
1) Carlos M. Pérez Marexiano/Jaques Bourgeois - BMW 2002 N° 333 – Uruguai - Penalização: 00’02”2) Luis J. Etchegoyhen/Mauricio Crosa - Alfa Romeo Giulietta Berlina N° 329 - Uruguai – Pena: 00’09” 3) Guillermo Vacars/Miguel Yasky - Chevrolet N° 373 –Argentina – Penalização: 02’24”8) Alejandro Better/Juan Meller – SAAB 96 N° 217 – Uruguai - Penalização: 03’36” ( 1° Categoria “B”)11) Ronaldo Froes Monteiro/Roberto Jacobi – Ford Corcel N° 293 –Brasil - Penalização: 05’10”13) Julio César Dreyer Pacheco / João A. Schilling - Volkswagen Sedan N° 280 – Brasil – Penalização: 05’22”23) Adolfo Erwin Gerhard Goldberg/Francisco R. Roemmler – Simca N° 399 - Brasil - Penalização: 07’42”24) Alexandrino de Sales/Olmes Marques – Volkswagen Sedan N° 282- Brasil - Penalização: 08’44”27) Túlio Pinaud/Ana Cristina de Sales – Volkswagen Sedan N° 283 - Brasil - Penalização: 10’40”29) Manuel P. da Costa Cerveira/Antonio Wiliam Cidrão Guedes - Ford N° 381- Brasil - Penalização: 11’05”30) Walter Bercht/Ernesto Bercht – Volkswagen Sedan N° 383 – Brasil – Penalização: 11’58”32) Luis C. Duarte/Luiz Fernando Paradeda – DKW Vemag N° 288 – Brasil - Penalização: 12’42”37) Virgilio Vescobi/Adalberto Valentini – Volkswagen Sedan N° 287 –Brasil - Penalização: 15’14”42) Jaime Henrique Raymondi/Ricardo Troim –DKW Vemag N° 290 – Brasil – Penalização: 19’47”
1) Carlos M. Pérez Marexiano/Jaques Bourgeois - BMW 2002 N° 333 – Uruguai - Penalização: 00’02”2) Luis J. Etchegoyhen/Mauricio Crosa - Alfa Romeo Giulietta Berlina N° 329 - Uruguai – Pena: 00’09” 3) Guillermo Vacars/Miguel Yasky - Chevrolet N° 373 –Argentina – Penalização: 02’24”8) Alejandro Better/Juan Meller – SAAB 96 N° 217 – Uruguai - Penalização: 03’36” ( 1° Categoria “B”)11) Ronaldo Froes Monteiro/Roberto Jacobi – Ford Corcel N° 293 –Brasil - Penalização: 05’10”13) Julio César Dreyer Pacheco / João A. Schilling - Volkswagen Sedan N° 280 – Brasil – Penalização: 05’22”23) Adolfo Erwin Gerhard Goldberg/Francisco R. Roemmler – Simca N° 399 - Brasil - Penalização: 07’42”24) Alexandrino de Sales/Olmes Marques – Volkswagen Sedan N° 282- Brasil - Penalização: 08’44”27) Túlio Pinaud/Ana Cristina de Sales – Volkswagen Sedan N° 283 - Brasil - Penalização: 10’40”29) Manuel P. da Costa Cerveira/Antonio Wiliam Cidrão Guedes - Ford N° 381- Brasil - Penalização: 11’05”30) Walter Bercht/Ernesto Bercht – Volkswagen Sedan N° 383 – Brasil – Penalização: 11’58”32) Luis C. Duarte/Luiz Fernando Paradeda – DKW Vemag N° 288 – Brasil - Penalização: 12’42”37) Virgilio Vescobi/Adalberto Valentini – Volkswagen Sedan N° 287 –Brasil - Penalização: 15’14”42) Jaime Henrique Raymondi/Ricardo Troim –DKW Vemag N° 290 – Brasil – Penalização: 19’47”
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