sábado, 31 de março de 2007

Figueirinhas

Conta-se que na localidade de Campestre, Santo Amor e Figueirinhas todas as propriedades são de descendentes de uma sesmaria doada pelo rei de Portugal a família Brisolara.
Esta família desmembrou esta sesmaria a outros familiares, muitos venderam, mas ainda hoje existem famílias que possuem parte dessa propriedade (sesmaria) e praticam a pecuária. Existe nas Figueirinhas uma propriedade do Seminário que possui a comunidade São Vicente de Paulo. Como nesta região o povoamento não são peregrinos da fé, a comunidade até hoje é bastante precária. Esta pequena comunidade pertence a Paróquia Santa Tecla.
Contam os mais velhos que, nesta comunidade, o padre não gostava que os fiéis chegassem na igreja atrasados, isto é, depois que a missa já estivesse começado.
Dizem que havia uma figueira próxima a comunidade e, em dias de missa, muitas pessoas ficavam na sombra da figueira, por chegarem atrasadas.
O nome da localidade de Figueirinhas é porque existem muitas figueiras na beira da estrada, os tropeiros e carreteiros ali paravam para descansar e se alimentar em suas idas a Pelotas.
Obs.: trabalho apresentado durante a Semana Farroupilha de 2006, no CTG Tropeiros do Sul, no I Projeto Conhecendo Capão do Leão, pela E.M.E.F. Profa. Delfina Bordalo de Pinho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...