sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O balão do capitão Martinez


"Os jornaes do Rio de Janeiro dizem que, finalmente, em um dos primeiros dias d'este mez, subio o balão do capitão Martinez, que já por vezes fizera esperar debalde, e com os olhos fitos no firmamento, metade da população d'esta cidade.

Cerca das 5 horas, saudado por freneticos applausos, elevou-se magestosamente o aerostato Relampago, levando dependurado, em um par de argollas, o capitão Martinez, que nas alturas ia fazendo variados e arriscados exercicios gymnasticos, até perder-se de vista, não o balão, mas o capitão por menos volumoso.

O balão manteve-se apenas no ar uns dez minutos e se não chegou a grande altura, foi esta com vezes maior do que a necessaria para que o capitão Martinez ficasse achatado, se de lá cahisse.

O balão sustentado pelo grande numero de paraquédas que o cercavam, foi descendo paulatinamente até pousar na chacara do fallecido Luiz Antonio Alves de Carvalho, na rua do Cattete n. 182.

O povo invadio a chacara e appareceram logo enthusiastas para levarem o aeronauta, em charóla, outra vez para o circo. A viagem aerea do capitão Martinez foi apenas uma curta digressão, mas bastante para que n'ella pudesse mostrar toda a sua coragem e sangue frio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Março de 1886, pág. 02, col. 02

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...