sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sobrenome Pallarés


"Antigo sobrenome de origem catalã, cujos ramais se estenderão por Aragão, Valência e La Mancha. Uma delas passou à Galícia, e outra radicou-se em Asturias de Santillana, na província de Santander.

Ferrer Pallarés, prebosto da Catedral de Tarragona, integrante das Cortes de Barcelona, esteve na expedição naval armada à Mallorca, em 1228. Foi também do Conselho Real e posteriormente, em 1238, assumiu o bispado de Valência, quando esta já estava conquistada pelos cristãos.

José Pallarés, obteve o privilégio de Cidadão Honrado de Barcelona no ano de 1647, por serviços prestados, sendo natural de Solsona, na província de Lleida.

Montserrat de Pallarés, natural de Talarn, na província de Lleida, também atingiu a condição de cavaleiro do Principado da Catalunha em 1650.

Segundo Río Martínez, em Aragão, se encontra esse sobrenome com solares em Estadella e Zaragoza. Também em Alberite, em 1649, e em Pradilla e Luesa, no ano de 1806.

Etimologicamente, o sobrenome é um toponímico relacionado a Pallars, comarca pertencente à província de Lleida. Portanto, significa 'nativo de Pallars'. Pallars provém, por sua vez, do substantivo catalão pallarés que significa 'cabana feita de palha', 'casa de palha'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...