sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sobrenome Naval


"Antigo sobrenome aragonês, originário da vila de Naval, no distrito judicial de Barbastro, na província de Huesca.

No ano de 1393, o rei Pedro de Aragão deu privilégio de nobreza a Fortunio Naval, como prêmio pelos seus bons serviços. Um ramal descendente de Fortunio fundou um solar fidalgo na localidade de Laspuña, próximo à vila de Benasque, no distrito de Boltaña, e outra ramal em Olvena, no distrito de Benabarre; ambos na província de Huesca. Desta última, houve uma linhagem derivada que se estabeleceu nas vilas de Torres del Obispo e Estadilla.

Na vila de Caspe, em Zaragoza, houve outra casa com este sobrenome, cujos descendentes foram sempre considerados fidalgos. Outra família assentou-se em La Puebla de Albortón, na mesma província, donde floresceu Agustín Naval, que alcançou a condição de Infanção perante a Real Audiência de Aragão, em 1788.

Outros fidalgos: Pedro Naval, natural de Capella, em Huesca, 1800; Francisco Naval, Infantaria, 1810, nobre; Eduardo Naval Arroyo, Infantaria, 1808, nobre.

Etimologicamente, Naval procede de 'nabal', que é uma forma regional para o termo latino 'napus', que significa 'nabo'. Portanto, o significado do sobrenome é 'lugar em que plantam nabos', "plantação de nabos'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...