quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Sobrenome Ureta


"Conforme os estudos dos genealogistas García Carraffa, o primitivo solar desta linhagem de origem navarra, foi o Palácio de Ureta, também conhecido como Casa de Uratorana ou Uraterena, que existiu na vila de Eneriz, no distrito judicial de Pamplona, com ramais em Obanos a partir de 1711.

Um ramal desta casa-palácio se estabeleceu na localidade de Zariquiagui, no ajuntamento de Zizur e distrito judicial de Pamplona. Outro ramal residiu na localidade de Llanteno, no distrito de Amurrio, província de Alava.

Existiu ainda uma casa na vila de Irún, na província de Guipúzcoa, bem como outra se assentou na vila de Gordejuela, no distrito judicial de Valmaseda, província de Guipúzcoa. Também em Burgos houve uma linhagem importante dos Ureta, linhagem esta que desempenhou papel importante na colonização do Peru, México e Chile.

Na Espanha, diferentes cavaleiros deste sobrenome obtiveram a condição de nobreza junto à Ordem de Calatrava (1785), à Real Chancelaria de Valladolid (1571, 1606, 1754, 1759, 1817, 1818 e 1828) e à Real Companhia de Guardas-Marinhas (1770, 1775).

Etimologicamente, Ureta é de origem basca e significa 'água do mar', 'enseada marítima'. Em Bilbao, há o monte Ureta (Uretamendi)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...