quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Sobrenome Artigas


"Antigo sobrenome que teve ramais importantes, ora grafado como Artigas, ora como Artiga, em duas zonas geográficas distintas: uma no eixo Catalunha-Valência, outra no eixo País Basco-Navarra. Apesar disso, atualmente os sobrenomes Artigas e Artiga são verificados sobretudo em Aragão e Catalunha.

Os sobrenomes Artigas e Artiga são percebidos primeiramente no Principado da Catalunha em meados do século XVI, segundo dados documentais do Censo de 1553.

Os Artiga bascos, por seu turno, tiveram ramais principais nas províncias de Guipúzcoa e Navarra, com um solar conhecido na vila de Cestona ou Zestona. Houve também solares importantes nos municípios de Ernani e Irún, na mesma região.

Em Aragão, exatamente na cidade de Huesca se documenta Dom Francisco Artiga, citado como pintor por Dom Francisco Zapater y Gómez em sua obra 'Apontamentos Histórico-Biográficos sobre a Escola Aragonesa de Pintura', publicada em 1863. Francisco Artiga viveu no século XVII, tendo participado dos trabalhos de gravação da fachada da Universidade de Huesca.

A origem etimológica de Artigas remete ao período prérromano, sendo um vocábulo encontrado nas línguas aragonesa, catalã e occitana, e significa "terra artigada', isto é, arada, semeada. Existem vários topônimos na zona dos Pirineus com Artigas ou Artiga.

Uma importante família Artigas existiu em Zaragoza, tendo participado ativamente da colonização espanhola na América do Sul e em Cuba."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...