sábado, 13 de julho de 2019

Sobrenome Jardiel


"Um sobrenome singular e muito pouco encontrado, que hoje acha-se localizado principalmente na província de Zaragoza, na qual vive a maioria das famílias com esta alcunha. Assentos menores são encontrados nas províncias ou comunidades de Barcelona, Madrid, Álava, Navarra, Huesca, Alicante, Sevilha e Salamanca, entre outras.

O filólogo Gutierre Tibón recolheu em seus trabalhos que o sobrenome Jardiel pode vir de um lugar atualmente despovoado na província de Soria, perto da cidade de Caracena. A origem etimológica de Jardiel seria, segundo Tibón, relacionada à palavra francesa jardin, derivado do antigo termo frâncico 'jart' (pomar ou cercado). Entretanto, há uma possibilidade que se vincule ao termo basco 'garde' que significa 'local onde crescem as azinheiras (Quercus ilex)'.

Christopher Jardiel era residente em Zaragoza em 1800, de acordo com o censo daquele ano. Algumas décadas mais tarde, nasceu em Hijar, Teruel, Florencio Jardiel, doutor em Teologia e Cânone pela Universidade de Zaragoza. Ele foi também jornalista, tendo contribuído para o chamado Iluminismo espanhol e em jornais como El Pilar de Zaragoza e Jornal de Aragão."'

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...