segunda-feira, 29 de julho de 2019

Sobrenome Burillo


"Segundo assegura Roberto Faure, Burillo é um sobrenome de origem aragonesa, não muito frequente, porém registrado em todo Aragão e também na Catalunha e no País Valenciano. É uma aliteração do sobrenome Murillo, que por sua origem é toponímica (quer dizer murinho, pequeno muro). A forma Burillo aparece na Idade Média nos falares arcaicos da língua basca e da língua castelhana.

Em 1750, temos o nascimento de Frei José Burillo, dominicano e missionário nas Filipinas, onde foi Vigário-Provincial de sua Ordem, Reitor da Universidade e cronista, pela cédula real de 09 de Dezembro de 1814. Foi nomeado para ser bispo de Cebú, nas Filipinas, porém morreu antes de assumir a função, em 1815.

De uma casa que houve em Villar de los Navarros, na província de Zaragoza, nasceu em 1786 o destacado escritor e sacerdote Pedro Burillo. Fez parte do corpo eclesiástico do Pilar e de Santa Maria Magdalena de Zaragoza, assim como acadêmico do Número da Academia Histórico-Crítica-Teológica de Roma. Também foi integrante da Real Sociedade Econômica dos Amigos do País, de Zaragoza."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...