"O município de Imbé, surgiu oficialmente em 09 de maio de 1988, conforme a Lei no. 8.600, declarando o município emancipado de Tramandaí.
Imbé, é uma planta conhecida como Cipó-Imbé, Guaimbé, Banana-Imbé, daí, a origem do nome do então balneário, hoje município, pois havia grande quantidade desta espécie na localidade.
LOCALIZAÇÃO
Imbé está localizado a 130 km da Capital Gaúcha, com acesso pela BR 290 (Free Way), RS 030, RS 389 (Estrada do Mar) e RS 786, o que possibilita receber turistas e veranistas nas quatro estações do ano. O Município limita-se ao nordeste com a divisão política do Município de Osório, paralelo 29 53", ao sudoeste do Canal da Barra do Rio Tramandaí e o canal do mesmo nome e ao oeste com a Lagoa de Tramandaí e o canal de mesmo nome e ao leste com o Oceano Atlântico, situando-se geograficamente entre os municípios de Osório e Tramandaí.
(...)
ÁREA GEOGRÁFICA
Está localizado no litoral norte do Estado e abrange uma área de 39,13 km2, sendo esta, uma área de 19 km2 de área rural e 20,13 km2 de área urbana.
POPULAÇÃO
A população é de 9.512 habitantes, conforme Censo/IBGE/!996, nos vinte e um balneários que formam o Município, sendo que a temporada de veraneio este número ultrapassa 40 mil pessoas, no total de balneários que formam o município.
ESTUÁRIO DO RIO TRAMANDAÍ
O limite extremo do município de Imbé é o Rio Tramandaí. Lagoa de 18,5 km2 aproximadamente pertence ao município. Profundidade média de 1,5 m, constitui a zona mixohalina de transmissão, berçário de inúmeras espécies, importante para o estoque pesqueio da região.
Importante potencial turístico, passeios de barco, pesca, esportes náuticos, etc."
Fonte: ATLÂNTICO (RS), 09 de Novembro de 1998, pág. 07
Nenhum comentário:
Postar um comentário