quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

As mulheres do Paraguay


"As mulheres do Paraguay. - Escrevem de Assumpção:

<<Antes do anno um da liberdade, no Paraguay existião tres cathegorias de mulheres, cada uma com o seu trajo obrigatorio ainda quanto pelo estado pecuniario se tornasse possivel a subida de classe inferior para outra mais elevada.

Em primeiro lugar estavão as Senhoritas, descendentes directas dos Hespanhóes e que podião livremente usar do vestido de seda e de calçado; abaixo vinhão as Acaverás, mulheres de classe média que se ornavão com o pente de ouro revirado e que, por mais que fossem seus teres, vião-se privadas da seda e não podião, sem se expôrem á mofa, trazer sapatos. Emfim em terceira plaina estavão as Raédas: que trajavão as vestimentas puramente nacionaes impostas por antigas leis sumptuarias dos Jesuitas, consagradas pelo tempo e pelos actos dessa população algum tanto chineza.

Hoje a acaverá  levanta o vestido para deixar vêr a botina franceza, amontôa sobre si quanta seda venha a possuir, e, deixando o pente denunciador, arvora o coque monstruoso ou adopta o chapeozinho parisiense.

As classes se confundem e a liberdade por fim já é conhecida de todos em Assumpção."

Fonte: DIARIO DE SÃO PAULO (SP), 26 de Novembro de 1869, pág. 01, col. 01

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...